Filmes que nos fazem viajar

A época natalícia está aí à porta! Para nós (e acreditamos que também para muitos de vós) convida a sofá, manta e filme na TV.

Ora então que nos lembramos de compilar alguns dos filmes que mais gostámos de ver mas… A lista ia demasiado comprida (e com pouca relação com viagens) para colocarmos por aqui. Decidimos então procurar em que locais já estivemos que foram palco para alguns desses filmes. Compilamo-los neste artigo, os filmes e respetivos locais onde foram filmados, sem spoilers!

Vai buscar as pipocas ou o chocolate quente e aproveita. Depois diz-nos na caixa de comentários qual o teu filme preferido ou se já estiveste em algum destes locais.

Filmes que nos fazem viajar

A lista de Schindler, 1993

Locais por onde passámos e onde o filme foi gravado: Fábrica de Oskar Schindler, Campo de concentração Auschwitz-Birkenau – Cracóvia (Polónia)

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, Oskar Schindler tenta proteger os trabalhadores judeus da sua fábrica, na Polónia, na altura sob ocupação nazi.

Cotação IMDb: 8.9/10

A nossa opinião: A Raquel viu o filme antes de visitar a Polónia e o Pedro o contrário. Adoramos o filme e a cidade, por diferentes razões. O filme é tocante e um dos que mais gostamos sobre a II Guerra Mundial (a par do “Pianista” e do “A vida é bela”). Cracóvia, apesar do seu tão pesado passado, é cheia de cor e de vida. A visita à Fábrica de Schindler e, principalmente, ao campo de concentração Auschwitz-Birkenau, foi das experiências mais marcantes que tivemos em viagem.

“Quem salva uma vida, salva o mundo inteiro.”

Imagem do filme A lista de Schindler
Imagem retirada do site www.exame.com

O fabuloso destino de Amélie, 2001

Locais por onde passámos e onde o filme foi gravado: Montmartre – Paris (França)

Sinopse: Amélie, uma ingénua rapariga que vive em Paris, tem o seu próprio sentido de justiça. Decide ajudar os outros à sua volta e, no caminho, descobre o amor.

Cotação IMDb: 8.3/10

A nossa opinião: Um filme para o qual a opinião vem apenas de mim, Raquel. Um filme que automaticamente me transportou para Paris, mesmo sem nunca lá ter estado. Vários anos depois, fui finalmente a Paris e senti-me também eu, num filme! Tinha receio que aquela cidade tão turística, tão vastamente retratada em filmes, fosse apenas um clichê vazio (como já senti com outras cidades). Mas não, fiquei verdadeiramente apaixonada pela cidade da luz e anseio um dia lá voltar.

Depois de ter visitado Paris, ando há 3 anos a chatear o Pedro para vermos este filme juntos, de tanto que gosto dele (entenda-se, do Pedro e do filme) e porque ele está a perder esta sublime obra.

“Uma pessoa pode mudar a tua vida para sempre.”

Capa do filme O fabuloso destino de Amélie
Imagem retirada da Wikipedia

O pianista, 2002

Locais por onde passámos e onde o filme foi gravado: Varsóvia (Polónia)

Sinopse: Um músico polaco luta por sobreviver à destruição do gueto de Varsóvia na Segunda Guerra Mundial.

Cotação IMDb: 8.5/10

A nossa opinião: Uma obra de arte à qual é impossível ficar indiferente. É difícil um filme conseguir fazer-nos chorar mas este levou-nos à baba e ranho. Ter pisado o chão onde estes crimes contra a humanidade aconteceram, ter conhecido a história de perto, é algo que nunca vamos esquecer e que contribuiu para termos gostado tanto da Polónia, pelo que nos ensinou. 

“A música foi a sua paixão. A sobrevivência a sua obra-prima.”

Capa do filme O pianista
Imagem retirada da Wikipedia

O Perfume – História de um assassino, 2006

Locais por onde passámos e onde o filme foi gravado: Grasse (França)

Sinopse: Jean-Baptiste Grenouille, nascido com um sentido olfativo superior, cria o melhor perfume do mundo. O seu trabalho, no entanto, dá uma reviravolta sombria, à medida que ele procura o perfume final.

Cotação IMDb: 7.5/10

A nossa opinião: Eu, Raquel, já li o livro e confesso que o adorei e considerei bem melhor que o filme. No entanto, para quem quiser a versão curta da história, o filme é uma boa opção. Achamos imensa piada ao facto do filme ter sido filmado em Grasse, conhecida como a capital mundial do perfume, que visitámos durante a nossa viagem pelo sul de França. Podes saber mais sobre Grasse aqui.

“Ele viveu para encontrar a beleza. Ele matou para possuí-la.”

Capa do filme O perfume
Imagem retirada da Wikipedia

Nunca é tarde demais (The bucket list), 2007 

Locais por onde passámos e onde o filme foi gravado: Villefranche-sur-Mer, Èze (França)

Sinopse: Dois homens com doenças terminais partem de um hospital para uma viagem, com uma “to do list” do que fazer antes de morrer.

Cotação IMDb: 7.4/10

A nossa opinião: Confessamos que foi uma surpresa para nós descobrir que parte deste filme tinha sido filmado no Sul de França, em alguns dos locais por onde passamos. Apesar de não ter uma incrível cotação, nós adorámos este filme, é mesmo um daqueles que deve ser visto pelo menos uma vez na vida. Quanto ao sul de França? Estes nossos artigos falam por nós

“Encontra a alegria.”

Capa do filme Nunca é tarde demais
Imagem retirada da Wikipedia

O caminho (The way), 2010

Locais por onde passámos e onde o filme foi gravado: Galiza (Espanha)

Sinopse: Um pai viaja para França para recuperar o corpo do seu filho, que morreu ao percorrer o Caminho de Santiago, e decide fazer a peregrinação ele mesmo.

Cotação IMDb: 7.4/10

A nossa opinião: Vimos este filme umas semanas antes de fazermos o nosso primeiro Caminho de Santiago. É um filme que retrata bem o espírito do Caminho e que contribuiu ainda mais para a nossa vontade de o percorrer. 

“A vida é demasiado curta para a percorrer sozinha.”

Capa do filme O caminho
Imagem retirada da Wikipedia

Amigos improváveis (The Intouchables), 2011

Locais por onde passámos e onde o filme foi gravado: Paris (França)

Sinopse: Depois de ter ficado tetraplégico num acidente de paragliding, um aristocrata contrata um jovem para ser o seu cuidador.

Cotação IMDb: 8.5/10

A nossa opinião: Provavelmente o melhor filme francês que vimos (e acredita que não é fácil dizer isto porque adoramos filmes franceses). Quanto a Paris, acho que já dissemos tudo anteriormente.

”Por vezes, tens que entrar no mundo de outra pessoa para descobrir aquilo que está a faltar no teu.”

Capa do filme Amigos improváveis
Imagem retirada da Wikipedia

Skyfall, 2012

Locais por onde passámos e onde o filme foi gravado: Istambul, Fethiye (Turquia)

Sinopse: Quando o MI6 é atacado, 007 deve rastrear e destruir a ameaça, a qualquer custo.

Cotação IMDb: 7.8/10

A nossa opinião: Um clássico do agente de sua majestade que raramente desilude. Sobre a Turquia temos a dizer que foi uma das nossas viagens preferidas (chegando mesmo a ser a número 1 da Raquel, para já!).

Capa do file 007 Skyfall
Imagem retirada da Wikipedia

A gaiola dourada, 2013

Locais por onde passámos e onde o filme foi gravado: Paris (França) e Douro (Portugal)

Sinopse: A história de uma família emigrante portuguesa que vive em França.

Cotação IMDb: 7.2/10

A nossa opinião: Com muita pena nossa, o único filme português nesta lista.. Com belíssimas imagens de Paris e do nosso Douro, carago!

“Une comédie à la portugaise”

Imagem do filme A gaiola dourada
Imagem retirada do site www.voxpoptv.com

Dois é uma família, 2016

Locais por onde passámos e onde o filme foi gravado: Riviera francesa (França)

Sinopse: Um solteirão aproveita a sua vida na Riviera francesa até que uma “one-night stand” lhe conta que é pai e o deixa sozinho com uma bébé.

Cotação IMDb: 7.4/10

A nossa opinião: Um filme bem leve e divertido, ideal para ver em família. Adorámos este filme e foi por causa dele que nos lembramos de fazer a viagem pelo sul de França!

Capa do filme Dois é uma família
Imagem retirada da Wikipedia

Jojo Rabbit, 2019

Locais por onde passámos e onde o filme foi gravado: Praga (República Checa)

Sinopse: Uma sátira à Segunda Guerra Mundial que mostra a história de um solitário jovem alemão, que tem como amigo imaginário Adolf Hitler.

Cotação IMDb: 7.9/10

A nossa opinião: Um filme totalmente diferente daqueles a que estamos habituados sobre a Segunda Guerra Mundial. Com muita ironia e parvoíce à mistura, retrata este terrível capítulo da história da humanidade. Quanto à capital da República Checa, foi também um local que gostamos muito de visitar.

Capa do filme Jojo Rabbit
Imagem retirada da Wikipedia

Um dia vemo-nos por aí!

R&P

Gostavas de contribuir para a manutenção e atualização regular do blog Um dia vamos e não sabes como?

Podes subscrever o teu próximo seguro de viagem com a IATI usando o nosso link. Recebes 5% de desconto e nós recebemos uma pequena comissão. Se tiveres dúvidas sobre se deves ou não fazer um seguro de viagem, lê este nosso artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.