Roteiro de 12 dias na Provence-Alpes-Côte d’Azur – Parte 2

Em Julho de 2018 fizemos uma fantástica viagem de 22 dias, que nos levou de Marselha a Florença, passando por alguns dos lugares mais incríveis que já visitamos. Reservamos 12 dias para o sul de França (região da Provence-Alpes-Côte d’Azur) e 10 dias para Itália (regiões da Ligúria e Toscana).

Este segundo artigo (PARTE 2) será dedicado aos dias 7, 8 e 9 pelo sul de França.

Se ainda não o fizeste, lê o relato da PARTE 1 aqui!

PARTE 2

Dia 7 – Pont du Gard + Uzès + Nîmes + Le Baux de Provence + St Remy + Abadia de Sénanque

Quando planeamos esta viagem percebemos que seria muito complicado visitarmos alguns sítios se não tivéssemos um carro à nossa disposição. E, ao sétimo dia, surgiu pela primeira vez essa necessidade. Deixamos Avignon para trás e partimos à descoberta da vila mais bonita da Provence. Foi provavelmente a melhor parte da viagem e, sem dúvida, das melhores experiências da nossa vida!

A Pont du Gard, uma parte de um aqueduto romano com 50 km de comprimento, foi o nosso primeiro destino. Construída provavelmente no séc I a.C. para levar água de Uzès até Nîmes, este monumento tão bem conservado atualmente é Património Mundial da UNESCO. Reparem nos três níveis de arcadas, com uma altura de 49 metros e comprimento de 275 metros na arcada superior. Se visitarem este local, afastem-se para um sítio de onde consigam contemplar toda a ponte. E de seguida, reflitam: como e em que condições terá esta estrutura sido feita, há dois mil anos atrás?

Continuamos a nossa viagem pelas sinuosas estradas, por entre campos e bosques, até Uzès, uma pequena cidade cheia de espaços verdes e de esplanadas convidativas num dia quente de verão. Em seguida fomos até Nîmes, conhecida como a Roma francesa, por se situar entre colinas e pela abundância de monumentos romanos que esta cidade possui.

A primeira vila da Provence que visitamos foi Les Baux-de-Provence. Situada no topo de um penhasco fortificado, com um castelo, casas medievais e ruas estreitas de calçada, esta vila medieval conquistou o nosso coração! St Remy foi a vila que se seguiu nesta nossa viagem. Correm boatos que a Carolina do Mónaco e a Princesa Diana viveram em St Remy, talvez motivadas pelo charme desta pequena vila (momento revista cor-de-rosa terminado). Concluímos o nosso longo dia na Abadia de Sénanque, uma igreja do séc XXII onde vivem monges, rodeada de campos de lavanda. Do cimo do muro que rodeia a abadia podemos contemplar a beleza e absorver a tranquilidade que este sítio nos transmite.

Nota: A Pont du Gard, Uzès e Nîmes ficam numa região francesa adjacente à Provence chamada Occitânia. Não estamos a ser totalmente corretos com o nome da publicação, but who cares?

Dia 8 – Gordes + Roussilon + Valensole + Lago Sainte-Croix e Gorges du Verdon

Após um maravilhoso pequeno almoço no alpendre florido da casa onde pernoitamos, fomos visitar Gordes. A visão que temos desta vila, situada num penhasco, com as casinhas todas do mesmo tom, com um terreno repleto de vinhas a circundá-la, parece um cenário de filme e faz-nos sonhar! O lugar que se seguiu foi Roussilon, uma vila pintada de ocre, rodeada por penhascos da mesma cor e com um trilho por entre os mesmos muito famoso. O contraste do lilás da lavanda com o laranja das casas é simplesmente perfeito.

Seguimos caminho conduzindo pelas maravilhosas estradas da Provence, atravessando a região de Valensole, conhecida mundialmente pelos maravilhosos campos de lavanda. Esta parte da viagem e o destino final deste dia foram dos pontos altos de toda a viagem. Quando pensamos que nada poderia superar os campos de lavanda por onde nos perdemos, eis que nos aparece pela frente o Lago Sainte-Croix e os Gorges du Verdon. O desfiladeiro do Verdon, apelidado do Grand Canyon da Europa, com uma altura de 700m,  foi formado pela erosão do rio Verdon no maciço rochoso. O rio tem o nome Verdon precisamente pela cor verde-turquesa das suas águas e o conjunto é de uma beleza tão extraordinária que ficamos sem mais palavras para o descrever…

Dia 9 – Trigance + Grasse + Cannes

Após uma noite em Trigance, uma isolada aldeia com menos de 200 habitantes, partimos para a Côte d’Azur. A nossa primeira paragem foi Grasse, a capital do mundo na perfumaria e a cidade onde nasceu o famoso Chanel nº5, entre muitos outros perfumes.

Terminamos este dia na excêntrica Cannes. A cidade não nos agradou particularmente porque é uma cidade que vive para e das aparências. No entanto, a parte velha da cidade tem edifícios antigos belíssimos, com canteiros de flores em cada janela, e uma vista sobre o porto e a parte nova da cidade encantadora.

Se estás curioso pelos últimos 3 dias deste roteiro no sul de França onde falamos, entre outros, da disparidade entre uma antiga vila medieval e a excentricidade do principado do Mónaco (realidades separadas por meros quilómetros), lê esta publicação!

Se ainda não leste, não percas o relato da 1º parte desta viagem. Clica aqui!

Em baixo encontras um mapa com os pontos que visitamos em França. Os corações indicam os nossos locais favoritos!