Nada para fazer no interior de Portugal? Tem Juízo!

Adoramos visitar Portugal!

Adoramos descobrir recantos menos turísticos do nosso país e dar a conhecer o interior, que tanto tem a oferecer.

Foi por isso que, vindos do II Encontro de Travel Bloggers Portugueses, que decorreu na Covilhã, rumamos ao Juízo, para conhecer a aldeia e relaxar nas Casas do Juízo. Após visitá-la e seguindo os conselhos do Sr. José, responsável por este Turismo Rural, visitamos Marialva, Penedono, São João da Pesqueira e Pinhão. Daqui, conduzimos pela estrada nacional 222 até ao Peso da Régua, de onde seguimos para casa.

Neste artigo vamos falar-vos da aldeia do Juízo e das Casas do Juízo – Turismo Rural.

Será que viemos de lá com mais juízo?

A aldeia do Juízo

Situada no distrito da Guarda, no cruzamento da Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal e da Grande Rota do Vale do Côa, está a pequena aldeia do Juízo.

Outrora Villa Romana, hoje preserva as marcas do passado e os costumes do antigamente perfeitamente equilibrados com o Turismo Rural. Nela podemos encontrar gravações em pedra cuja origem se pensa ser romana, um forno comunitário, fontes, poleiros e tantos outros elementos históricos. Tudo inserido numa paisagem bucólica e de extrema tranquilidade.

Não faltam motivos para a visitar, quer tenham por objetivo conhecer novos locais e ter umas férias ativas ou simplesmente aproveitar para relaxar.

Casas do Juízo – Turismo Rural

Localizadas na aldeia com o mesmo nome, as Casas do Juízo são um empreendimento de turismo rural com capacidade para 30 pessoas. No total, são 8 casas de diferentes tamanhos e particularidades, inseridas em 2 condomínios fechados no centro da aldeia. Apesar de totalmente reabilitadas, conseguiram com a decoração recriar um ambiente que nos transportou para trás no tempo e isso maravilhou-nos.

As Casas têm todas uma história e ligação a um elemento da aldeia, como podem ver pelos seus nomes: Casa da Roseira, Casa do Telheiro, Casa do Palheiro, Casa das Talhas, Casa do Museu, Casa da Capela, Casa do Juiz e Casa do Forno. Adicionalmente, existe a receção, a taberna, a sala da mina, o lagar, a piscina exterior coberta, a quintinha com animais e a estufa.

Se ficaram interessados e quiserem saber mais visitem o site www.casasdojuizo.com.

A nossa experiência nas Casas do Juízo

Apesar da hora já tardia a que chegamos ao Juízo, fomos muito simpaticamente recebidos pelo Sr. José que nos mostrou a casa onde iríamos ficar alojados, esteve à conversa connosco e nos deu a provar a Pinga do Juízo.

O sítio escolhido pelo Sr. José para ser o nosso alojamento foi a Casa do Museu. Esta casa, inserida num antigo lagar, está impecavelmente decorada e foi, sem dúvida, um dos locais mais fantásticos onde já ficamos alojados, pela beleza de toda a composição!

De manhã, tomamos o pequeno-almoço descontraidamente no pátio da nossa casa, provamos os ajuizados (biscoitos à base de amêndoa feitos na aldeia) e o Sr. José disponibilizou-se para ser o nosso guia pela aldeia, explicando-nos todos os genuínos pormenores que a compõem, sendo incansável nas explicações às nossas perguntas e fazendo de tudo para que aquela que é a sua casa fosse também um lugar especial para nós. E conseguiu!

Esperamos que tenham gostado do nosso artigo e que este vos leve a viajar por estas terras portuguesas tantas vezes esquecidas, mas que têm tanto por descobrir!

Aproveitamos para deixar um especial obrigado ao Sr. José que tão bem nos recebeu nas suas Casas do Juízo.