12 meses, 12 crónicas

12 meses, 12 crónicas – 2021

Mas o que vem a ser isto? Nada de especial, não te apoquentes.

Perto do final de 2020, já com os olhos postos no ano que aí vinha, estes dois comprometeram-se a lançar, em 2021, uma crónica / reflexão / texto de opinião, por mês.

Será um texto  (mais ou menos) relacionado com o tema das viagens, que se pode estender a cultura, gastronomia e afins. No fundo, será aquilo que nos apetecer passar para a escrita e que consideramos que merece ser partilhado contigo.

E como os objetivos são para cumprir, cá está a primeira!

Miradouro da Pederneira, Nazaré
Miradouro da Pederneira, Nazaré

Reflexão sobre 2020

Não vamos pintar 2020 de negro. Não vamos falar dos planos furados que tivemos e da “chatice que foi não se poder viajar” (leia-se com tom irónico).

Sim, foi um ano absolutamente atípico. Com restrições à nossa liberdade que até então não tínhamos experienciado. Que desejamos que terminem rapidamente (evidentemente, como resultado do abrandar da pandemia) e que nunca mais tenhamos de passar por semelhante experiência.

No entanto, numa altura com tantos problemas graves a acontecer, como níveis elevadíssimos de desemprego, bons negócios impossibilitados de terem as portas abertas, um sistema de saúde a rebentar pelas costuras, para citar alguns exemplos, a conversa dos planos de viagens furados soa-nos a problema de quem tem poucos problemas.

Ouvimos, não poucas vezes, que “com esta pandemia não se pôde viajar”. Fazendo uma retrospetiva aos meses passados, às restrições da DGS e ao feed do Instagram, parece-nos que isto não é, de todo, verdade!

Evidentemente, continuou-se a poder viajar em 2020. Com cautelas adicionais e munidos de máscaras e álcool-gel. Principalmente dentro do nosso próprio país, em que durante muito tempo não existiram restrições à mobilidade nem a necessidade de testes, e que tanto, tanto tem a oferecer!

Vamos então a um rewind do nosso 2020, em viagens (e não só):

  • Janeiro e fevereiro: working our asses off (sem férias à vista) – nada que já não estivéssemos habituados.
  • Confinamento: continuou o trabalho mas começaram os treinos em casa (sempre fizemos desporto mas agora tornamo-nos viciados em treinar em casa!); as invenções na cozinha; o pão caseiro… Estivemos juntos dos nossos, separados. Houve muita netflix and chill. E não, não fomos um dos tantos casais que em 2020/21 aumentaram a sua prole (até ver). Pandemias à parte, temos que admitir que gostamos bastante de estar em casa. Divertimo-nos imenso, os dois, nestes meses, no nosso T1 apertadinho mas que, neste ano, ganhou a dimensão de casa, escritório, ginásio e muito mais.
  • Desconfinamento – junho de 2020: uma viagem a seis, em autocaravana. Até ao momento, a viagem das nossas vidas com mais percalços de sempre! Foram: mala aberta em plena viagem; autocaravana dentro de buraco (e acreditem, não havia buraco antes de nele cairmos); autocaravana sem bateria (e não, não a deixamos ligada); entre outros. (Re)descobrimos a Costa Vicentina e que bem que nos soube!
  • Julho: estava agendada uma viagem a Menorca que acabou por se transformar numa viagem até Poceirão, Setúbal. (Para os fãs do podcast Hotel, do Luís Franco-Bastos, é a infame terra vizinha da Marateca). E não é que se esteve muito bem? Foram dias passados de papo para o ar, na piscina, a descansar a perna (que alguém tinha lesionado dias antes) e a pôr a leitura em dia.
  • Agosto: passagem pelo Oeste (seguindo este roteiro). Uma viagem com cheiro a mar e chinelo no pé. Gostámos tanto!
  • Outubro: uma roadtrip com sabor a outono que nos levou da Beira Baixa ao Alentejo. Com especial destaque para o simpático Very Typical Hostel, onde nos alojámos em Elvas, e para a vila de Castelo de Vide, o local que mais nos surpreendeu em toda a viagem.

Pelo meio, várias foram as caminhadas à beira-mar e pela cidade, perto de casa, pelos sítios do costume e por outros nossos desconhecidos. Foram muito bons os momentos passados em 2020, sempre no nosso Portugal.

As restantes crónicas

Esta foi a primeira (crónica ou o que lhe quiserem chamar). Esperamos que tenhas gostado e que fiques connosco para as próximas 11. Num registo mais ou menos pessoal, mais ou menos relacionado com viagens, vamos contar-te aqui um bocadinho do que nos vai na alma.

Nossa Senhora da Penha, Castelo de Vide
Em 2021, segues connosco?
Nossa Senhora da Penha, Castelo de Vide

Um dia vemo-nos por aí!

R&P

Gostavas de contribuir para a manutenção e atualização regular do blog Um dia vamos e não sabes como?

Podes subscrever o teu próximo seguro de viagem com a IATI usando o nosso link. Recebes 5% de desconto e nós recebemos uma pequena comissão. Se tiveres dúvidas sobre se deves ou não fazer um seguro de viagem, lê este nosso artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.