“Açores ou Madeira, qual gostaram mais?”

“Ora então digam-nos lá, Açores ou Madeira, qual gostaram mais?”…

Com a pergunta que mais nos fizeram depois da nossa última viagem, partimos para este artigo. Um artigo onde simplesmente falamos um pouco da nossa experiência e damos a nossa opinião sincera sobre as quatro ilhas que visitámos em junho de 2021.

Madeira, Porto Santo, Pico e Faial. Adiantamos já que duas destas nos deixaram arrebatados (pela positiva)! Uma delas foi uma boa descoberta mas não podemos dizer que adoramos. A outra deixou um pouco a desejar (na nossa opinião). 

Encorajamos-te a continuar a ler este artigo, mesmo correndo o risco de não obteres resposta à primeira pergunta.

Vista para a Montanha do Pico, Lajes do Pico
Vista para a Montanha do Pico, Lajes do Pico

Dando-te um pouco de contexto, a nossa última viagem levou-nos à Madeira e a Porto Santo, onde nunca tínhamos estado, e a duas ilhas dos Açores: Pico e Faial. Pico, uma estreia para ambos. Faial, uma ilha onde já tínhamos estado, em 2017, mas que devido a uma série de pequenos contratempos, não tínhamos conseguido visitar apropriadamente. Dos Açores também já conhecemos São Miguel, São Jorge e a Terceira.

Portanto, entre os nossos amigos e familiares, há várias pessoas que são “fervorosos apoiantes” dos Açores e outros que dizem que a Madeira “é que é”. No entanto, perante a (tão repetida) pergunta “Madeira ou Açores, qual gostaram mais?” a nossa resposta foi sempre “não sabemos”. Olha que linda “não resposta”! Pois é, mas realmente não sabemos e nem conseguimos comparar os arquipélagos.

Madeira

Então, a Madeira presenteou-nos com paisagens que nos deixaram de queixo caído! Esperamos nunca esquecer as escarpadas montanhas envoltas em nevoeiro, que avistamos enquanto percorremos a Estrada Regional 110; a vereda do Pico do Areeiro, com os raios do nascer do sol; as levadas e tantas outras paisagens de extrema beleza.

Para além das paisagens, a Madeira é uma ilha muito preparada para o turismo, com tudo o que de bom e mau o turismo traz. Do bom temos a salientar os excelentes restaurantes e tabernas onde comemos (e bebemos) e as excelentes estradas que rapidamente nos levam de uma ponta à outra da ilha. 

Nascer do sol na Vereda do Pico do Areeiro
Nascer do sol na Vereda do Pico do Areeiro – Pico Ruivo

Porto Santo

Quanto a Porto Santo, bem, temos a confessar que foi a “desilusão” da nossa viagem. Desilusão por comparação com as restantes e percebemos que este comentário é muito injusto da nossa parte. Individualmente, a ilha não tem muito a oferecer para além do extenso areal dourado e foi por isso que nos desapontou. Isso e a meteorologia que não ajudou em nada à festa. No entanto, quem tem planos para visitar a ilha, não desanime, esta é (só) a nossa opinião. Vão, contem-nos como foi e convençam-nos a voltar!

Vereda Pico Branco - Terra Chã, Porto Santo
Vista da Vereda Pico Branco – Terra Chã, Porto Santo

Pico

O Pico e a sua paz! Que caramba que isto vai parecer fatela mas é verdade. Mal chegamos a esta ilha, um sentimento de paz e tranquilidade enraizou-se em nós. Ainda não tínhamos visitado quase nada mas já adorávamos a ilha, aquela calma, a simpatia dos picarotos e a beleza das paisagens. Subir à montanha mais alta de Portugal foi a cereja no topo do bolo e a experiência que com mais saudade recordamos desta viagem!

Nascer do sol visto da Montanha do Pico
Nascer do sol visto da Montanha do Pico (ao fundo, à esquerda, a ilha de São Jorge)

Faial

Por último, a ilha do Faial. Não podemos dizer que tenhamos adorado esta ilha. No entanto, recomendamos fortemente a sua visita enquadrada numa viagem ao triângulo dos Açores (São Jorge, Pico e Faial). É uma ilha cheia de história! E história muito recente e marcante, o que nos fascinou imenso. Tem a marina mais bonita que alguma vez vimos e uma caldeira tímida mas de uma beleza fora do vulgar. Peca pelo abandono do seu centro histórico e não nos transmite a mesma paz do Pico (e São Jorge). No entanto, vale definitivamente a visita!

Farol da Ponta dos Capelinhos, Faial
Farol da Ponta dos Capelinhos, Faial

Tudo isto para dizer que Madeira e Açores não têm comparação. São muito diferentes entre arquipélagos e entre ilhas, dentro do mesmo arquipélago. Não há melhor ou pior. É Portugal e devemos visitar, com orgulho do que é nosso!

Se gostaste deste artigo ou tens algo a dizer, comenta em baixo na caixa de comentários.

Um dia vemo-nos por aí!

R&P

Gostavas de contribuir para a manutenção e atualização regular do blog Um dia vamos e não sabes como?

Podes subscrever o teu próximo seguro de viagem com a IATI usando o nosso link. Recebes 5% de desconto e nós recebemos uma pequena comissão. Se tiveres dúvidas sobre se deves ou não fazer um seguro de viagem, lê este nosso artigo.

8 thoughts on ““Açores ou Madeira, qual gostaram mais?”

  1. Várias pessoas fizeram-me a mesma pergunta e a minha resposta foi exatamente a mesma 🙂

  2. Eu não tenho dúvidas! Açores! Que me desculpem os madeirenses… mas gosto mais da oferta turística no global dos Açores. Fui à Madeira há 15 anos, adorei os hotéis, mas faltavam outras infra-estruturas. Acho que está preparada para turismo mais sénior.
    Este ano fui a S. Miguel e fiquei maravilhada! As paisagens, as pessoas e embora com muita simplicidade gostei da organização, limpeza e simpatia com que fui recebida.
    Imagino que em 15 anos a Madeira estará melhor preparada para outro tipo de turismo. Mas os Açores é a ilha da felicidade e tranquilidade. Só não tivemos muita sorte com o tempo e tivemos que improvisar no roteiro definido. O Covid também prejudicou o roteiro, mas lá tudo é secundário… basta estarmos lá.

    1. Nós também nutrimos pelos Açores um sentimento muito diferente daquele que sentimos pela Madeira mas gostamos muito de ambos.
      A Madeira atualmente é muito também para a malta jovem! Não faltam levadas e veredas para fazer 🙂

  3. Parabéns. Conheço 3 das ilhas, falta Porto Santo. A expectativa é de que no seu tipo de ilha seja mt bom. Para retemperar forças e melhorar os ossos, na areia e água do mar.

    1. Muito obrigada 🙂
      Sim, no seu tipo é uma ilha muito boa. Mas não faz muito o nosso género 🙂

  4. O truque é ser Açoriano e viver na Madeira.
    Poder ter o melhor dos 2 mundos.
    E concordo com a opinião sobre o Pico. Infelizmente (e felizmente) é um dos segredos mais bem guardados de Portugal.

    1. É um belo truque esse 😀
      Gostamos mesmo muito da Madeira e dos Açores 🙂 O Pico é especial.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.