Seguro de viagem: é mesmo preciso?

Juntos, viajamos sempre de forma independente. E uma das perguntas que mais nos fazem é: é mesmo preciso seguro de viagem?

Neste artigo vamos explicar-te porque te aconselhamos a viajar com seguro de viagem, porque recomendamos os seguros de viagem da IATI e ainda te vamos dar um desconto de 5% na contratação de um seguro de viagem da IATI.


Qual é a nossa experiência com seguros de viagem?

Estaríamos a mentir se disséssemos que usamos sempre seguro de viagem.

Por norma, não usamos quando viajamos em Portugal. No entanto, quando viajamos para o estrangeiro, mesmo dentro da Europa, sentimo-nos muito mais tranquilos com um seguro de viagem, principalmente se se tratar de uma viagem longa.

Antes de conhecermos a IATI, já tínhamos viajado com um seguro (não especializado em viagens) no nosso Interrail de um mês pela Europa, em 2015. Nessa altura não prestamos atenção às coberturas do seguro e provavelmente viajamos com um seguro desadequado à nossa viagem. Felizmente, não nos aconteceu nada e não precisamos de o ativar.

Conhecemos a IATI no final de 2018 e, desde aí, viajamos uma vez com um seguro deles (e esperamos, em breve, viajar mais vezes). Foi possível tratar de tudo online, o que facilitou imenso o processo de contratação do seguro. Mas, mais uma vez, felizmente, não tivemos necessidade de ativar o seguro.

Com base na nossa experiência (facilidade na subscrição e comunicação expedita) e na opinião de alguns colegas que já usaram seguros da IATI e que tiveram que os ativar, recomendámos-te estes seguros com confiança!


Porque te aconselhamos a viajar com seguro de viagem?

Azares acontecem! E, se no teu país e na tua casa, podes ficar doente ou até mesmo ter algum acidente, isto também pode acontecer em viagem.

Fora da União Europeia, não há dúvida de que um seguro de viagem é imprescindível! Os preços dos cuidados médicos são muitas vezes elevados e podem superar (na escala dos milhares) o teu orçamento.

Na União Europeia temos o Cartão Europeu de Seguro de Doença, que é gratuito e sobre o qual podes saber mais seguindo o link. Recomendamos-te que o solicites e que o tenhas atualizado quando viajares para um Estado-Membro da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega, Suíça e Reino Unido. É um cartão que te dá acesso a cuidados de saúde em caso de urgência num destes países, de forma a não teres que regressar prematuramente ao teu país de origem para receberes tratamento.

No entanto, este cartão pode não te isentar de custos e não é uma alternativa a um seguro de viagem, na medida em que um seguro de viagem oferece muitas outras coberturas: a possibilidade de seres tratado no sistema de saúde privado, repatriação, transporte médico em caso de necessidade de regresso ao país de residência, roubo ou danos na bagagem, coberturas legais e responsabilidade civil, etc. Podem inclusive assumir os custos no caso de teres um voo atrasado. Pontos que também podem fazer a diferença entre uma viagem feliz e uma viagem estragada.

Nós confessamos: para as viagens curtas que já fizemos dentro da União Europeia não fizemos um seguro de viagem. Sabemos que um azar pode acontecer em qualquer altura, mas ponderamos o risco em função do local e do plano e no caso dessas viagens, decidimos correr esse risco.

Contudo, somos defensores dos seguros de viagem para viagens dentro da União Europeia. Não apenas para viagens longas, para as quais subscrevemos seguro, mas também para as curtas, dependendo do estado de saúde, das atividades planeadas para as férias, do cenário político e social do destino e de muitas outras condicionantes.

A tranquilidade de saberes que tens um seguro de viagem vale muito mais que os euros que despendes na sua subscrição. E, se tiveres de o ativar, vais agradecer muito a tua decisão!


Porque recomendamos o seguro de viagem da IATI?

Já sabes porque recomendamos um seguro de viagem. Agora vamos explicar-te porque acreditamos que a IATI tem a solução de seguro de viagem ideal para ti.

O principal motivo é o facto da IATI ter uma oferta muito abrangente, desde seguros para uma escapadinha citidina a seguros para cobrir um mochilão de meio ano pela América do Sul. Podes consultar a lista de produtos na secção seguinte.

Outros motivos que complementam a nossa recomendação são os seguintes:

  • Não tem franquias nem tens que esperar por reembolsos;
  • Está disponível uma central de assistência 24 horas que te atenderá na tua língua;
  • Onde quer que fores estarás protegido porque as coberturas da IATI são para todos os países do mundo;
  • Não há limite de idade para contratação dos seguros da IATI, com exceção do seguro IATI Mochileiro, cujo limite de idade é de 70 anos;
  • Ótima relação qualidade/preço relativamente a outros seguros;
  • Muita experiência: a IATI é uma companhia de seguros espanhola que começou a sua atividade em 1885;
  • COVID-19: Todos os seguros da IATI incluem gastos médicos, hospitalização, transporte médico e repatriação por Coronavírus.

De que tipo de seguros a IATI dispõe?

IATI Escapadinhas – Cobertura em Portugal e na Europa, também adaptado para viagens em autocaravana, de bicicleta ou com animais de estimação.

IATI Básico – Um seguro barato, ideal para viajar pelo espaço Schengen.

IATI Standard – Para viagens de lazer em destinos urbanos que não incluem atividades ou desportos de aventura.

IATI Mochileiro – Desenhado para aventureiros, mochileiros e viajantes independentes. Ideal para viagens ao Sudeste Asiático ou América do Sul.

IATI Estrela – Ideal para países onde os custos de assistência médica são elevados. O seguro mais completo e com as mais altas coberturas.

IATI Família – Pensado para as famílias que viajam com crianças.

IATI Grandes Viajantes – Para viajantes que estejam a planear uma grande viagem única (entre 6 meses a 1 ano).

IATI Anual Multiviagem – Para quem viaja com muita frequência. Cobre as viagens de até 90 dias cada uma no período de contratação de 1 ano.

IATI Estudos – Para os estudantes que viajam para estudar no estrangeiro. É recomendado para estudantes que viajam para todos os países, incluindo países com altos custos de assistência médica.

IATI Cancelamento – Seguro complementar aos anteriores. Pensado para pagar as despesas de cancelamento caso a viagem não possa ser realizada, por algum dos motivos definidos na apólice.


Podes simular o teu seguro aqui:


Iati seguros

Se vais viajar e precisas de seguro de viagem, compra através do nosso link, AQUI. Para ti, representa uma poupança de 5% relativamente a comprares diretamente no site da IATI. Para nós, uma ajuda para mantermos este blog com os melhores roteiros e dicas de viagem.


Nota: artigo atualizado a 26 de agosto de 2020. Antes de comprares o teu seguro, aconselhamos-te a consultares o site da IATI para teres acesso a toda a informação atualizada.

Se tiveres alguma dúvida, deixa-nos a tua mensagem na caixa de comentários em baixo.


Iati seguros

Um dia vemo-nos por aí!

R&P

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.