As 10 melhores praias da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano

O verão está quase quase aí e se, tal como nós, estás com saudades do calor e da praia, então esta publicação é para ti. Praia em Portugal não tem que ser só no Algarve e o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina prova isso mesmo: foram imensos os lugares encantadores em que estivemos enquanto a percorremos.

Pelos mais diversos motivos, como por exemplo a beleza da paisagem, a limpeza do areal e das águas ou o ambiente envolvente, gostamos mais de umas praias do que de outras. No entanto, seria altamente subjetivo e difícil ordenar as praias da melhor para a pior, pelo que apresentamos uma ordenação geográfica (de praia mais a norte para praia mais a sul).

Atualização

Este artigo das 10 melhores praias da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano foi lançado em junho de 2018, com base numa roadtrip que fizemos em setembro de 2017. Em junho de 2020 voltamos à Costa Vicentina e exploramos mais praias deste parque natural, tendo algumas delas entrado diretamente para o nosso top de praias favoritas.

Portanto, neste artigo atualizado em agosto de 2020, adicionamos 5 praias à nossa lista – passam a ser então “As 10 (+5) melhores praias da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano!”

Lê até ao fim para descobrires as últimas cinco adições à lista, valem a pena!

As 10 (+5) melhores praias da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano

Praia de São Torpes

A Praia de São Torpes, a sul de Sines, é das primeiras praias do Sudoeste Alentejano e tem como caraterística o facto de ter uma central termoelétrica a dezenas de metros que, para nós, lhe proporciona o melhor e o pior.

Por um lado, faz com que a água seja a mais quente desta costa (principalmente durante a maré baixa), o que até para estes nortenhos habituados às águas geladas é importante. Por outro, não contribui para uma paisagem digna de registo.

No entanto, São Torpes é uma excelente praia que apresenta um extenso areal e na qual, durante a maré baixa, se formam poças de água na areia que se transformam em autênticas piscinas para os mais novos brincarem.

Nós acabamos por entrar no espírito da pequenada e regressamos à infância: passamos grande parte da tarde dentro de água, a nadar e a saltar nas ondas, e não podíamos desejar melhor forma de começar a nossa descoberta pelo Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Praia da Samoqueira

A Praia da Samoqueira é, para nós, a praia mais romântica de toda a costa. Um areal recortado por afiados rochedos, que cria pequenas baías banhadas por águas calmas e transparentes. É passagem obrigatória para os apaixonados e para quem procura tranquilidade e beleza natural.

Praia da Ilha do Pessegueiro

Eternizada na canção de Rui Veloso, a praia da ilha do pessegueiro merece totalmente a visita. A calma e tranquilidade da vista que temos da estrada para a praia, com a ilha ao fundo, fez-nos simplesmente querer parar o tempo.

Na ilha, à qual podem ir de barco, podem visitar as ruínas de um forte. O pessegueiro, esse, só na canção.

Praia do Malhão

A Praia do Malhão tem um areal de grande extensão, pelo que lugares para estender a toalha não faltam. É uma praia selvagem que dá aquela sensação de praia deserta (tanto que existem zonas onde é praticado o naturismo).

Praia da Zambujeira do Mar

Esta praia de areia branca fica na base de uma alta falésia e tem como pano de fundo a bonita aldeia branca da Zambujeira do Mar. Esta encantadora e pequena aldeia com menos de mil habitantes transforma-se em Agosto, durante o Festival MEO Sudoeste. Por isso, aconselhamos a que a visitem fora desta época alta.

Praia dos Alteirinhos

Uma praia com uma cascata de água doce que desagua no mar. Que mais podemos dizer?

P.S. prática de nudismo habitual.

Praia de Odeceixe

Onde o mar e o rio se encontram. A Praia de Odeceixe é de uma beleza paradisíaca que merece a visita. Nela podem experimentar vários desportos como surf, bodyboard, canoagem ou paddle.

Praia da Amoreira

A Praia da Amoreira é uma praia de aspeto selvagem. Por entre as dunas, dos passadiços de madeira, vê-se a ribeira de Aljezur a cortar o extenso areal e a desaguar no mar. Isto, aliado ao magnífico som das ondas, é o paraíso na terra! É, provavelmente, a nossa praia favorita de toda a Costa Vicentina!

Praia do Monte Clérigo

Um areal extenso, um mar infinito e agitado e a aldeia piscatória do Monte Clérigo como pano de fundo tornam este cenário num dos mais bonitos da Costa Vicentina.

Praia da Arrifana

Apesar de demasiado concorrida, ninguém pode negar a beleza desta praia. Do topo da arriba avista-se a praia, que forma uma espécie de baía, e o mar carregado de surfistas.

Extra: as nossas 5 descobertas de 2020!

Praia dos Machados

Percorremos, de carro, o caminho para chegar à Praia dos Machados em 2017 mas acabamos por desistir. É um caminho de terra batida, bastante estreito, com escassos lugares para estacionar.

Em 2020, fruto da moderada afluência às praias que se vive, conseguimos lá chegar, estacionar e seguir para a praia.

Para chegares à praia, a partir do percurso de terra batida, deves virar à esquerda e seguir pelo meio da vegetação. Atravessas um pequeno ribeiro e chegas à arriba de onde se tem a incrível vista para a praia que vês na foto abaixo. O caminho de seguida faz-se a descer, com muito cuidado, arriba abaixo.

Praia da Carreagem

A beleza justifica a entrada para esta lista das melhores praias da Costa Vicentina. Ficamos fascinados com o contraste do mar azul com rochas negras que serpenteiam a areia.

A beleza (e abundância) das rochas faz, por outro lado, com que esta praia não seja, para nós, espetacular para ir a banhos… Mas vale definitivamente a passagem!

Praia da Bordeira

Visitámos esta praia ao entardecer e ficamos fascinados com as suas enormes dunas e com a imensidão e tranquilidade da praia. Logo que a deixamos dissemos um para o outro “Um dia vamos voltar!”. Adoramos revisitar locais onde fomos felizes!

Praia do Castelejo

Uma praia com um extenso areal, mais abrigada do vento em relação à vizinha Cordoama mas com um mar igualmente revolto! Imperdível é mesmo o miradouro com vista para esta praia e para a da Cordoama.

O grande senão da Praia do Castelejo é mesmo a escassez de lugares de estacionamento junto à praia.

Praia da Ingrina

Já na parte sul da costa Algarvia fica a Praia da Ingrina. Pouco falada. Muito tranquila. Longe das grandes multidões que associamos ao sul do país (esse território ao qual se acrescentou um “L” extra e onde, muitas vezes, não se sente a verdadeira essência de Portugal). Um Algarve “esquecido”. E que por isso mesmo preserva uma pureza intocada que nos encantou.

Esperamos ao longo dos anos ir acrescentando praias a esta lista das melhores praias da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano.

Se para vocês falta alguma praia incrível que nos escapou a visita, deixem o vosso comentário. Pode ser que lá passemos nos próximos anos! Se tiverem alguma dúvida, não hesitem também em comentar.

Um dia vemo-nos por aí!

R&P

Gostavas de contribuir para a manutenção e atualização regular do blog Um dia vamos e não sabes como?

Podes subscrever o teu próximo seguro de viagem com a IATI usando o nosso link. Recebes 5% de desconto e nós recebemos uma pequena comissão. Se tiveres dúvidas sobre se deves ou não fazer um seguro de viagem, lê este nosso artigo.

6 thoughts on “As 10 melhores praias da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano

1. Pedimos desculpa porque este (e outros) comentários ficaram perdidos 🙂
      Penso que não visitamos a praia da Carriagem durante a nossa roadtrip pela Costa Vicentina mas fomos ver as imagens e ficamos com vontade 😀

1. Lindíssimas praias, muitas com águas cristalinas, algumas com pedacinhos que se formam piscinas, dignas de um bom banho e passeios, aconselho aos responsáveis, incluir em roteiros Turísticos, em uma semana, dar para disfrutar das belezas naturais, hospedando-se em hotéis e pousadas, em seus entorno que tem o melhor a oferecer com suas gastronomias de deixar água na boca.
    Fica aqui este meu comentário, desejando o melhor para toda esta região.

1. Muito obrigado pelo seu comentário 🙂
      Já estamos com saudades destas incríveis praias e fantástica região.