5ª etapa do Caminho Português de Santiago (central)

A 5ª etapa do Caminho Português de Santiago foi, tal como a 4ª etapa, relativamente “curta” e marcou a entrada no nosso país vizinho.

Do Porto a Santiago de Compostela pelo Caminho Central Português – a nossa jornada

5ª Etapa do Caminho Português de Santiago:

Rubiães → Tui (20 km)


Rubiães: a partida

O último dia por terras lusitanas.

Depois de um animado pequeno-almoço n’O Ninho e despedidas feitas aos peregrinos com quem fomos falando neste alojamento, partimos para mais um dia de Caminho de Santiago.

Parte do percurso é feito na sombra das muitas árvores que ladeiam o rio Coura. E neste dia, depois de enfrentar uma subida inicial, o caminho segue tranquilo até Valença, passando por zonas maioritariamente rurais. Comparando com a etapa anterior, o nível de dificuldade desceu consideravelmente. E ainda bem, porque as pernas ficaram a queixar-se do dia anterior.

Esta etapa pode acabar em Valença ou já na vizinha Espanha, em Tui. Nós optamos por visitar o centro histórico e almoçar em Valença, seguindo depois para Tui, onde ficamos alojados. Desta forma, caminhamos mais 3 km neste dia (distância entre o centro de Valença e o centro de Tui). E poupamos esses mesmos 3 km ao dia seguinte (que ia ser duro tendo em conta que fizemos duas etapas numa).


Valença

Em Valença, vale a pena aproveitar para conhecer o centro histórico. Situado entre muralhas, com as imensas lojas de comércio tradicional e o frenesim dos turistas, portugueses e espanhóis, pelas ruas, não deixa ninguém indiferente.

Caminhando em direção à ponte de ferro, que faz a ligação das cidades fronteiriças, chega-se à vizinha Espanha. Uns quilómetros depois e chegamos ao centro histórico de Tui, que nos surpreendeu bastante. Apesar de pequeno e monocromático, faz lembrar uma cidade fortificada medieval e tem edifícios muito interessantes.


Tui: a chegada

Efetivamente, Tui é uma cidade muito direccionada para o Caminho de Santiago. Nós, inclusive, visitámo-la durante um festival dedicado ao Caminho e a cidade estava em alvoroço, sempre com espetáculos a decorrer. E, apesar dos espetáculos até hora tardia e do barulho que se ouvia no nosso alojamento, estes dois peregrinos cansados conseguiram adormecer rapidamente (vantagens do cansaço acumulado).

Nesta cidade, optamos por pernoitar no hostel Ideas Peregrinas, um hostel com uma história e conceito bem engraçados. Conta também com uma pilgrim store que, tal como o nome indica, está completamente direcionada para o Caminho e pode ser-vos útil caso vos falte algum adereço (bastões de caminhada, mochilas, casacos, etc.). Se não faltar, podem sempre ir lá para tomar um café e apreciar o ambiente repleto de peregrinos (atenção: os preços desta loja poderiam ser mais convidativos).


Sabe mais sobre os restantes dias do Caminho aqui: 1ª etapa, 2ª etapa, 3ª etapa e 4ª etapa.

Tens questões sobre os Caminhos de Santiago? Este artigo pode ajudar-te.

Queres saber mais sobre os Caminhos de Santiago? Vê este artigo.


Um dia vemo-nos por aí!

R&P


Gostavas de contribuir para a manutenção e atualização regular do blog Um dia vamos e não sabes como?

Podes subscrever o teu próximo seguro de viagem com a IATI usando o nosso link. Recebes 5% de desconto e nós recebemos uma pequena comissão. Se tiveres dúvidas sobre se deves ou não fazer um seguro de viagem, lê este nosso artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.