Roadtrip de 2 dias: Santa Luzia, Santa Tecla, Baiona e Ilhas Cíes

“A carga pronta e metida nos contentores

Adeus ó meus amores que me vou

P’ra outro mundo”

No último fim-de-semana de agosto de 2018 pegamos no carro e rumamos à Galiza, para visitar Baiona e as ilhas Cíes. Pelo meio deslumbramo-nos com a vista do monte de Santa Luzia e vimos como os celtas viviam em Santa Tecla. Um fim-de-semana relaxado, com direito a muita praia, caminhadas na natureza, boa comida, um incrível pôr-do-sol e ainda um pouco de história.

O objetivo era visitar as ilhas Cíes e a reserva dos bilhetes (do barco, de ida e volta até às ilhas) estava feita para o domingo. O resto da viagem não foi planeada e foi decidida à medida que íamos desfrutando do fim-de-semana. Quanto ao alojamento, queríamos acampar e já tínhamos visto que existiam parques de campismo nas redondezas, pelo que era chegar lá e esperar que tivessem um lugar para a nossa tenda.

Dia 1

Viana do Castelo

Sábado de manhã preparamos a lancheira com o piquenique dos próximos dias, enchemos a mala do carro e arrancamos para a primeira paragem do dia: Viana do Castelo. A cidade, a praia e as bolas do Natário já conhecíamos. O monte e o Santuário de Santa Luzia já tínhamos estado em crianças mas a nossa memória não os alcançava. Por isso foi tempo de revisitar este local. O Santuário é imponente e a paisagem sobre a cidade de Viana não lhe fica atrás.

Monte de Santa Tecla

Seguimos para Caminha, de onde apanhamos o ferry boat para La Guardia, em Espanha. Aqui, subimos ao Monte de Santa Tecla e fomos surpreendidos pelas paisagens quer para o lado de Portugal, quer para o lado de Espanha. Encontramos também curiosas ruínas celtas, bem preservadas, entre outros elementos de importância histórica.

Baiona

Depois, percorremos a estrada que segue paralela ao mar para chegarmos ao destino final do nosso dia: Baiona. Dirigimo-nos ao Camping Bayona Playa, a nossa primeira escolha para alojamento, e tivemos, com muita sorte, um lugar para montar a nossa tenda. Tenda montada em 2 segundos (literalmente) e fomos diretos para a praia, que se consegue aceder diretamente do parque de campismo, a praia da Ladeira. É lá, relaxamos o resto da tarde nas águas quentes (e carregadinhas de algas) que Baiona oferece. Honestamente, esta praia não nos encheu as medidas, mas serviu perfeitamente a intenção que procurávamos, descansar e aproveitar o dia quente de agosto sob a brisa do mar.

Para jantar fomos para o centro da cidade de Baiona, onde estava a decorrer um festival de comida de rua. Adoramos este tipo de eventos: dêem-nos uns tacos mexicanos, umas cervejas e uma boa música e somos felizes. Para digerir o jantar, fomos passear pelas ruas animadas de Baiona, de que gostamos imenso.

Dia 2

Ilhas Cíes

Dedicamos o domingo às Ilhas Cíes, também apelidadas pelos romanos de ilhas dos deuses.

O arquipélago é formado por três ilhas: Monte Agudo, O Faro e San Martiño. As duas primeiras estão unidas pela praia de Rodas e por uma ponte feita pelo homem. À terceira ilha só se pode ir de barco privado, o que torna esta ilha um verdadeiro paraíso natural.

O nosso dia começou a bordo do barco da Mar de Ons com o capitão Paulo ao comando. Falamo-vos deste capitão português aqui porque este senhor contribuiu para que nós (e os restantes passageiros) tivéssemos um dia ainda melhor. Não se limitou a levar-nos de Baiona às Cíes: foi um verdadeiro guia das ilhas, falando-nos da sua história, da fauna e da flora, sempre com um tom alegre e divertido. Em honra dos tantos portugueses que seguiam no barco e tendo em conta que passamos por tantos navios contentores, colocou a música “Contentores” dos Xutos e Pontapés e fez com que toda a gente a cantasse. Colocou tantas outras divertidas músicas e interagiu com os passageiros, proporcionando-nos uma excelente viagem. A nossa conclusão desta travessia é: “Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.”  Os nossos sinceros parabéns a este senhor.

Chegados às ilhas, fomos logo fazer o maior trilho da ilha, o do “Faro de Cíes” (em português, farol das Cíes). Este trilho leva-nos a um dos pontos mais altos do arquipélago, de onde temos uma vista incrível sobre a ilha de San Martiño. A meio do trilho fomos também à Pedra da Campá (uma rocha cujo interior tem um buraco quadrangular perfeitamente esculpido) e ao Observatório de Aves. Destacamos também o aquário natural que existe junto da ponte que une as duas ilhas e onde se podem ver peixes e crustáceos bem grandes.

De seguida fomo-nos banhar nas águas da pequena mas linda Praia de Nosa Señora e foi também aí que pescamos uma lata de atum para o almoço e que resistimos às investidas das gaivotas em degustar o nosso piquenique. Dica: esta praia é a ideal para quando está muito vento na praia de Rodas.

Depois de uns banhos de mar e de sol, seguimos para a praia que foi considerada em 2007 a melhor praia do mundo, a Praia de Rodas. E realmente a sua beleza fez-nos sentir no paraíso! A temperatura da água, no entanto, fez-nos regressar à terra e recordou-nos que não estávamos na Tailândia.

Ao final da tarde fizemos o trilho do Alto do Príncipe e de lá contemplamos a incrível vista sobre o lago, a praia de Rodas, a ilha do Faro e de San Martiño e o interminável mar.

Baiona

Regressamos a Baiona novamente no barco da Mar de Ons e ainda aproveitamos para nos deliciarmos com um goffre com nutella antes de regressarmos a casa.

E assim se passou um fim-de-semana relaxado, em que visitamos lugares incríveis, tão perto de casa e de forma económica.