12 hidden gems a visitar em Portugal

Continuamos em modo “visitar Portugal”! Não nos cansamos de explorar este cantinho à beira mar plantado, que tanto tem por descobrir e hoje, numa tentativa de fugir ao mainstream, trazemos-te 12 hidden gems a visitar em Portugal.

Hidden gems, o que é isso? Traduzido à letra do inglês, são jóias escondidas. E não, esta publicação não é sobre uma caça ao tesouro na qual estarás numa corrida contra o Jack Sparrow e a localização das jóias é desvendada à medida que vais encontrando pistas em cada um dos doze locais enumerados. Agora que escrevemos isto, ficamos um bocado desiludidos com o resto do texto que temos pensado, ughh.

Voltando ao conceito de hidden gems, designa algo extraordinário e que ainda é pouco conhecido, falado ou explorado. Pode ser um restaurante, um jardim, uma paisagem, etc. Aqui, vamos falar sobre alguns locais que vemos poucas vezes destacados, todos eles em Portugal, e que já tivemos a oportunidade de visitar. O facto de pertencerem a esta lista indica que nos surpreenderam pela positiva, seja pela beleza intrínseca do local ou pela paisagem com que nos brinda, e são recomendações que te deixamos para futuras escapadinhas. Ei-los:

1. Miradouro da Rua das Aldas – Porto

Para nós, o Porto é bonito de (quase) todos os ângulos. É relativamente consensual entre nós os dois que a vista de Gaia sobre a ribeira e sobre a ponte D. Luís é a paisagem mais bonita (por algum motivo é praticamente o postal da cidade), no entanto existem muitos outros miradouros a conhecer e vistas fantásticas para capturar.

Este miradouro, que conjuga a vista para a ribeira com a Igreja de São Lourenço (mais conhecida por Convento dos Grilos), é um dos que vale a pena!

Miradouro da Rua das Aldas, Porto
Miradouro da Rua das Aldas, Porto

2. Largo da Pena Ventosa – Porto

Bem pertinho do miradouro da Rua das Aldas fica o Largo da Pena Ventosa. Passámos por ele, inesperadamente e pela primeira vez, quando andávamos algo perdidos pelo bairro da Sé logo no início do Caminho de Santiago. Adoramos a conjugação de cores dos edifícios do largo e das ruas tão estreitas que a ele dão acesso, num tão tradicional bairro portuense.

Largo da Pena Ventosa, Porto
Largo da Pena Ventosa, Porto

3. Alameda dos Freixos – Marvão (Alentejo)

Ao planear a nossa viagem pelo Alentejo, demos de caras com esta alameda nas redes sociais e marcámo-la logo no mapa. Trata-se da nacional 246-1, que passa perto de Marvão e que é realmente muito bonita! Tão bonita que, para tirar uma fotografia, a Raquel arriscou tudo e… calcou cocó! Brincadeiras à parte, não te arrisques por uma fotografia. Se quiseres tirar uma fotografia na estrada nacional (onde, por sinal, passam bastantes carros e camiões), fá-lo em segurança, estando longe das curvas e sempre atento a ambos os sentidos!

Alameda dos Freixos, Marvão
Alameda dos Freixos, Marvão

4. Miradouro das Portas do Almourão – Rio Ocreza, Beira Baixa

Mais uma descoberta enquanto planeávamos uma viagem pelo Alentejo e Beira Baixa. Apesar de, em termos de beleza paisagística, ficar aquém do ponto seguinte da nossa lista, respira-se natureza e paz e por isso já valeu a pena! 

Miradouro das Portas do Almourão, Beira Baixa
Miradouro das Portas do Almourão, Beira Baixa

5. Castelo Rei Vamba – Portas do Ródão, Vila Velha de Ródão

Do promontório onde está este castelo de nome estranho (e que a lenda diz estar amaldiçoado) tem-se uma inacreditável vista para o rio Tejo e para as Portas do Ródão! Foi a forma perfeita de nos despedirmos da Beira Baixa e entrarmos no Alentejo. E sabes porquê? Porque nos deixou muita vontade de voltar!

Vista do Castelo Rei Vamba, Vila Velha de Ródão
Vista do Castelo Rei Vamba, Vila Velha de Ródão

6. Bico – Pateira de Fermentelos, Aveiro

Não, não nos enganamos no nome do local. Chama-se de facto Bico e descobrimo-lo, por acaso, quando andávamos bastante perdidos à procura do miradouro de Espichel. Ora, estávamos tremendamente enganados quanto ao caminho para Espichel mas do engano surgiu a descoberta de um lugar com uma paisagem incrível! 

A estrada para lá chegar fez-nos pensar “Para onde estamos nós a ir?!”. As margens podiam estar mais limpas. Mas a paisagem, essa deixou-nos de queixo caído e adivinha lá? Com vontade de voltar, com uma manta e um piquenique!

Bico, Pateira de Fermentelos, Aveiro
Bico, Pateira de Fermentelos, Aveiro

7. INATEL – Foz do Arelho

O melhor local para ver o pôr-do-sol na Foz do Arelho!

E aqui está um local que não descobrimos por acaso nem no planeamento da nossa viagem. Descobrimos como? Graças aos nossos amigos O Mundo em Duas Mochilas que conhecem a zona melhor que ninguém. Diz lá que não dá jeito ter amigos bloggers?

Pôr-do-sol no INATEL, Foz do Arelho
Pôr-do-sol no INATEL, Foz do Arelho

8. Praia fluvial de Mourão – Alqueva (Alentejo)

Procurámos esta praia especificamente para ver o pôr-do-sol sobre o Alqueva, quase que não o apanhávamos, mas chegamos lá e fomos brindados com este céu!

Praia fluvial de Mourão, Alqueva
Praia fluvial de Mourão, Alqueva

9. Ponta da Piedade – Lagos

Provavelmente o local mais conhecido desta nossa lista mas que decidimos incluir para que não te passe ao lado quando visitares Lagos. A vista é soberba e do melhor que há em Portugal.

Ponta da Piedade
Ponta da Piedade

10. Igreja de Válega – Ovar

Pusemos-lhe a vista em cima nas redes sociais e, na primeira passagem lá perto, fizemos um desvio para a ver ao vivo e a cores. É mesmo muito bonita e colorida (e não mais um “engano” das redes sociais).

Igreja de Válega, Ovar
Igreja de Válega, Ovar

11. Fortaleza da Juromenha – Alandroal (Alentejo)

Percebe-se muito que adoramos o Alentejo? Mais um lugar que consideramos merecedor de visita e que (ainda) não é muito conhecido: a Fortaleza da Juromenha e a sua vista para a terra de nuestros hermanos.

Vista da Fortaleza da Juromenha
Vista da Fortaleza da Juromenha

12. Miradouro Fajã dos Cubres – São Jorge, Açores

Uma paisagem rural, tão simples mas tão bela. Deste miradouro quase fomos arrastados pelo vento forte que se sentia. Descemos a vertiginosa estrada e, lá em baixo, a fajã, calma, sem vento e tão próxima do mar. Adoramos São Jorge e este foi um dos locais que mais nos marcou.

Miradouro da Fajã dos Cubres
Miradouro da Fajã dos Cubres

Antes de nos abandonares, diz-nos na caixa de comentários quantas e quais destas hidden gems já visitaste. Queremos perceber se realmente estes locais foram uma surpresa para ti!

Se nos quiseres dar uma ajuda na escolha de temas futuros, deixa-nos uma pergunta ou uma sugestão na caixa de comentários.

Um dia vemo-nos por aí!

R&P

Gostavas de contribuir para a manutenção e atualização regular do blog Um dia vamos e não sabes como?

Podes subscrever o teu próximo seguro de viagem com a IATI usando o nosso link. Recebes 5% de desconto e nós recebemos uma pequena comissão. Se tiveres dúvidas sobre se deves ou não fazer um seguro de viagem, lê este nosso artigo.

4 thoughts on “12 hidden gems a visitar em Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.