Roteiro pelo Oeste de Portugal

Dedicámos o ano de 2020 a viajar por Portugal! E, em agosto, decidimos visitar a região do Oeste. Ambos já tínhamos percorrido alguns pontos desta bonita zona do país, contudo não tínhamos recordações dessas viagens, de tão novos que éramos.

Após uma inicial distração na pesquisa para o roteiro causada pelo fascínio pelo Canhão da Nazaré (somos fascinados por semelhantes fenómenos da natureza), a Raquel lá o finalizou. Reservamos os alojamentos, fizemos as malas e fomos!

O tempo não era muito. Dispúnhamos apenas de 5 dias e, como somos fãs do slow travel (o que nesta viagem acabou por se traduzir à letra porque a Raquel estava manca), visitámos alguns locais da região litoral, ficando imenso por descobrir e dando-nos motivos para voltar.

Vista do Sítio da Nazaré

Curiosidades sobre o Oeste

• A região costeira entre a Barrinha de Esmoriz, em Aveiro, e Torres Vedras, o que inclui as praias do Oeste, denomina-se Costa de Prata. Dizem que foi assim apelidada devido ao brilho intenso refletido na água do mar.
  • Fala-se muito sobre o Canhão da Nazaré, mas sabes mesmo o que é?  É uma enorme fenda no fundo do mar (e quando dizemos enorme, é mesmo enorme – 227 km de extensão e 5000 m de profundidade máxima). É devido a este fenómeno geológico (e a toda uma conjugação de fatores) que se formam as tão famosas ondas gigantes da Nazaré. Mas não, as ondas gigantes não ocorrem todo o ano!
  • Sabias que a 20 de maio de 1945 um submarino alemão da 2ª Guerra Mundial deliberadamente se afundou no mar, ao largo da Nazaré, sendo que, segundo os registos, ainda hoje lá se encontra?
  • Salir do Porto tem a maior duna de Portugal, com cerca de 50 m de altura!
  • A praia de São Martinho do Porto já foi eleita a melhor praia de Portugal para ir em família.
  • A vila chama-se Foz do Arelho mas não há nenhum rio Arelho, facto que nos causou alguma perplexidade. Não há rio Arelho mas há a lindíssima lagoa de Óbidos!

E agora, sem mais demoras, seguimos para o roteiro pelo Oeste de Portugal.

Parque Dom Carlos I, Caldas da Rainha

O nosso roteiro de 5 dias pelo Oeste de Portugal

Dia 1 – Igreja de Válega e Nazaré

Partimos do Porto com chuva de pouca dura. Primeira paragem: um local que já tínhamos visto várias vezes nas fotografias do Instagram e que tinha chamado a nossa atenção – a Igreja de Válega. Também conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Amparo, situa-se no concelho de Ovar.

A sua fachada é realmente uma verdadeira obra de arte e é uma das mais bonitas que já vimos. É um daqueles casos em que ao vivo é ainda mais bonita do que na fotografia (e não uma decepção daquelas que se apanha com a manipulação fotográfica que existe no Instagram). Dizem que a beleza desta igreja é elevada ao pôr-do-sol!

O que ninguém conta? Logo em frente à Igreja, apenas com um muro de separação, existe o cemitério de Válega, sendo que o contraste com a tão alegre igreja nos chocou um pouco.

De Válega seguimos até ao Oeste, começando pela Nazaré.

Igreja de Válega, em Ovar
Igreja de Válega

Como a fome já apertava, fomos piquenicar na Praia do Norte, conhecida pelas ondas gigantes. E que bem que lá se esteve!

Praia do Norte, Nazaré
Praia do Norte, na Nazaré

De tarde, visitámos o Sítio da Nazaré e dirigimo-nos até ao Forte de São Miguel Arcanjo para ver a paisagem sobre a praia do Norte, de um lado, e a praia da Nazaré, de outro. Como o calor apertava (e a ocupação da Nazaré estava a ficar um pouco lotada para tempos de covid), seguimos até ao nosso alojamento para aproveitar a piscina e a calma de Alfeizerão.

Praia da Nazaré

Ao anoitecer, fomos a São Martinho do Porto jantar, tendo a sorte de ainda apanhar a baía a receber os últimos raios de sol. Uma visão que nos fez pensar “Portugal tem lugares do catano!”.

Baía de São Martinho do Porto

🏚 Alojamento (dia 1 e 2): Alfeizerão – Tir Na Nog
🥗 Jantar: São Martinho do Porto – Restaurante Portobello

Dia 2 – Salir do Porto e São Martinho do Porto

Começamos o dia já tarde e, após um café numa tasca de Alfeizerão, seguimos para Salir do Porto. Aqui, subimos até ao miradouro de onde se tem uma incrível vista sobre a baía de São Martinho do Porto. Descendo até junto do rio Tornada, apreciamos a maior duna de Portugal e a beleza de toda a paisagem.

Vista do miradouro de Salir do Porto

De tarde e após um almoço com vista privilegiada (mais um piquenique home-made, ou mais propriamente, supermercado-made) explorámos São Martinho do Porto.

Praia de São Martinho do Porto

À noite e depois de mais uns mergulhos em Alfeizerão, jantámos na Nazaré, com direito a chuva. Recomendamos a vista do Sítio para a cidade nova, à noite.

Nazaré, vista noturna do Sítio
Vista noturna do Sítio sobre a Nazaré

🥗 Jantar: Nazaré – Restaurante Mili

Dia 3 – Caldas da Rainha e Foz do Arelho

Segunda-feira, começo de uma semana com a visita às Caldas da Rainha. Não queremos fazer grande spoiler de um artigo que seguirá em breve mas podemos adiantar que adoramos esta cidade! Foi consensual entre os dois que foi o lugar que mais nos surpreendeu nesta viagem. Uma cidade pequena mas muito colorida e divertida, sem estar cheia de gente.

Parque Dom Carlos I, Caldas da Rainha
Casa no centro das Caldas

Depois de um tranquilo e demorado almoço numa esplanada, no centro das Caldas, e de mais um passeio pelo centro da cidade, seguimos para a Foz do Arelho. Aqui, aproveitámos a tranquilidade da vila para sentir o cheiro a mar e fomos ao melhor sítio para ver o pôr-do-sol mas… Estava nublado.

Passadiços na Foz do Arelho

🏚 Alojamento (dia 3 e 4): Serra do Bouro – Casa dos Junqueiros
🥗 Almoço: Caldas da Rainha – Citrus coffee & healthy food

Dia 4 – Óbidos, Lagoa de Óbidos e Foz do Arelho

A vila medieval de Óbidos é indubitavelmente bela. No entanto, associada a tamanha beleza, está uma grande procura turística, tendo Óbidos sido o local que visitámos este ano com maior concentração de pessoas. Apesar da maioria das pessoas circular de máscara, as ruas são estreitas e as pessoas caminham muito próximas, e este foi a único local onde sentimos receio de apanhar o bicho. Almoçámos na vila e, durante a tarde, aproveitámos o dia solarengo para uma leitura calma à beira da piscina.

Pormenores numa parede de Óbidos
Entrada de uma casa em Óbidos

Como o anoitecer do dia anterior não foi nosso amigo, tivemos que voltar à Foz do Arelho para assistir ao desaparecer do sol, no mar. O local? Divulgaremos num próximo artigo.

Pôr-do-sol na Foz do Arelho

De noite, voltámos à bonita cidade das Caldas para jantar num restaurante que várias pessoas nos disseram que não podíamos falhar. Não desiludiu!

🥗 Almoço: Óbidos – Taberna Pasto da Vila
🥗 Jantar: Caldas da Rainha – Maratona

Dia 5 – Nazaré, Águeda e Pateira de Fermentelos

O dia do regresso mas ainda com muitas surpresas e lugares fascinantes para visitar!

Começámos o dia com a visita a mais um miradouro da Nazaré, imperdível. Continuámos pela cidade nova da Nazaré, junto ao mar, que já se encontrava mais vazia comparativamente ao fim-de-semana, o que fez com que o passeio pela marginal se tornasse mais agradável.

Seca do peixe, Nazaré
Seca do peixe na Nazaré

Apesar de estarmos a abandonar o Oeste, este roteiro ainda não acabou. O dia ainda tinha reservado para nós dois destinos.

O primeiro: Águeda, onde, mais uma vez, almoçámos ao estilo piquenique. Dirigimo-nos ao posto de turismo (gostamos sempre de lá ir para ter mapas da cidade e dicas de um local) e ficamos bastante desapontados quando percebemos que os tão conhecidos guarda-chuvas que em anos anteriores coloriam a cidade, promovidos pela associação AgitÁgueda, em 2020, não existiam (ou existiam em número muito reduzido)…

No entanto, em Águeda podemos encontrar muita arte urbana de qualidade e uma cidade calma, sem grandes multidões.

O Pisco de Bordalo II, Águeda

Temos que confessar, também não adorámos Águeda. Mas o destino seguinte, ao qual a Raquel já tinha vindo a dizer ao Pedro há alguns anos que queria ir, superou as expectativas!

A Pateira de Fermentelos foi a nossa última paragem antes de chegarmos a casa. Muita natureza, muita tranquilidade e paisagens que dão ares de estarmos num país asiático. Mas não, estamos mesmo em Portugal, este país que de Norte a Sul tem tanto e lugares tão diversos por descobrir!

Pateira de Fermentelos

Esperamos que tenhas gostado e viajado connosco, através deste roteiro, pelo Oeste de Portugal.

Mais tarde, iremos lançar artigos específicos sobre cada um destes locais por onde passámos. Vamos contar-te tudo sobre o que visitar, onde comer e o que fazer na Nazaré, em São Martinho do Porto, nas Caldas da Rainha e muito mais.

Um dia vemo-nos por aí!

R&P

Gostavas de contribuir para a manutenção e atualização regular do blog Um dia vamos e não sabes como?

Podes subscrever o teu próximo seguro de viagem com a IATI usando o nosso link. Recebes 5% de desconto e nós recebemos uma pequena comissão. Se tiveres dúvidas sobre se deves ou não fazer um seguro de viagem, lê este nosso artigo.

2 thoughts on “Roteiro pelo Oeste de Portugal

1. Adorei a entrada. No próximo verão quero conhecer essa zona e estou ansioso pela entrada de são martinho do Porto