¡Hola, Madrid! – 12 locais e experiências que adorámos na capital espanhola

Madrid faz parte de um conjunto de cidades para as quais, entre os nossos amigos e conhecidos, sentimos pouco entusiasmo a um nível turístico. Por exemplo, nunca ouvimos dizer “tens de ir a Madrid, é uma cidade linda/brutal/incrível”, como já ouvimos para tantas outras.

Não sabemos se a nossa opinião é diferente pelo contexto (primeira grande cidade que visitámos no pós-pandemia), pelo tempo que tivemos para explorar a cidade (quatro dias completos é consideravelmente mais tempo do que a maioria das pessoas passa na capital espanhola, segundo os interessantes dados partilhados pelo turismo de Madrid) ou pelas expectativas que tínhamos (fizemos alguma pesquisa para conhecer os principais pontos de atração mas não fizemos um plano detalhado como de costume, quer por falta de tempo, quer porque queríamos essencialmente relaxar). Provavelmente devido a uma combinação destas três razões, o facto é que gostámos imenso da nossa visita à capital espanhola.

Neste artigo vamos revelar-te os destaques da nossa viagem: um conjunto de 12 locais e experiências que adorámos. O artigo com o roteiro detalhado para Madrid virá mais tarde. Este artigo é um pequeno teaser do que aí vem.

E sem mais demoras, ei-los, não por ordem de preferência mas sim pela ordem pela qual fomos contactando com eles:

1 – A vida e alma de Madrid

Acabados de chegar à cidade, por volta das 20h, saímos do comboio e deparámo-nos logo com um cenário muito diferente do típico do norte de Portugal. A temperatura estava muito agradável e o céu pintado das cores do pôr-do-sol. Imensos espanhóis e turistas viviam a cidade. Nas esplanadas, a beber “unas copas”. Na rua, a fazer desporto ou a passear os seus animais de estimação. Ficamos fascinados (ainda mais porque desde tempos pré-covid que não víamos tamanha animação e gente junta). E assim continua pela noite dentro!

Chegada à cidade de Madrid
De mochila às costas, na chegada a Madrid

2 – Lindíssimos edifícios dispersos pelo centro da cidade

Gran Via, Calle de Alcalá e Paseo de Recoletos são apenas algumas das ruas que nos brindam com imponentes e bem cuidados edifícios. Alguns bem antigos, com a inscrição “Assegurada de incêndios” que remonta ao passado de Madrid.

Edifício Metropolis, a separar a Calle de Alcalá e a Gran Vía

3 – As animadas praças de Madrid

Porta do Sol, Plaza Mayor, Plaza de la Paja, entre outras. Um pouco na continuação da animação das ruas vêm as praças, também elas cheias de gente. Quase sempre com música ao vivo e um ambiente muito relaxado e de “aproveitar a vida”.

Plaza Mayor, Madrid
Plaza Mayor

4 – Os restaurantes/bares madrileños

Não propriamente pela comida (temos que admitir que ao segundo dia de fritos já estávamos K.O.), mas sim pela bebida, pelo “tapear” e por toda a atmosfera de festa e alegria (estamo-nos a tornar repetitivos com tanta “alegría de vivir“).

Croquetas no Restaurante Majareta

5 – La Latina

O bairro de Madrid de que mais gostámos. Pelo ambiente, pela beleza e cor das suas praças e edifícios, pela concentração de bares e restaurantes. Ah, claro, e também pelo maior mercado de rua da Europa, El Rastro (aos domingos e feriados de manhã).

Bairro La Latina
Pormenor de edifício que ladeia a Feira El Rastro, Bairro La Latina

6 – Parque El Retiro

Um clássico da cidade mas que realmente não desilude, tanto que lá fomos duas vezes! Vale a pena guardar uma tarde para te perderes pelo parque, assistires ao final da tarde nas escadas junto ao lago grande e fazeres o tão típico (mas muito agradável) passeio de barco a remos pelo lago.

Lago principal do Parque El Retiro

7 – Templo de Debod

Um templo egípcio do século II a.C. situado num dos locais preferidos dos Madrileños para se encontrarem ao final da tarde para ver o pôr-do-sol. Durante a noite, iluminado, ganha também uma beleza ímpar.

Templo de Debod

8 – Free walking tour pelo centro histórico

Quem nos segue há algum tempo sabe que adoramos o conceito de free walking tours. Para quem não sabe o que são, são visitas guiadas, a pé, pela cidade, em que não existe a obrigatoriedade de pagar ao guia. Existe sim o conceito de gorjeta, dada no final da visita, que premeia a qualidade do guia ao nível da partilha de conhecimento, interação e entretenimento, e que deve ser evidentemente um valor justo uma vez que este é o seu ganha-pão. Em Madrid fizemos uma free walking tour da empresa Sandemans com o divertidíssimo Sebastian, que muito recomendamos.

Centro histórico de Madrid
Pelo centro histórico da cidade

9 – Museu Thyssen-Bornemisza

Visitámos os três principais museus de arte de Madrid: Thyssen-Bornemisza, Reina Sofia e Prado. Aquele que, sem dúvida, mais nos agradou, foi o Thyssen-Bornemisza. Pela variedade de estilos artísticos e de cenas retratadas e por conter obras dos pintores favoritos de cada um de nós: o Pedro é capaz de ficar horas a especular sobre o significado das obras surrealistas de Salvador Dalí e a Raquel entusiasma-se mais com as linhas abstratas de Kandinsky.

Pintura "Delicate Tension. No. 85" de Kandinsky no Museu Thyssen-Bornemisza
Pintura “Delicate Tension. No. 85” de Kandinsky
Pintura "Dream Caused by the Flight of a Bee around a Pomegranate a Second before Waking" de Salvador Dalí no Museu Thyssen-Bornemisza
Pintura “Dream Caused by the Flight of a Bee around a Pomegranate a Second before Waking” de Salvador Dalí

10 – Parque Casa de Campo

Um parque gigantesco, ainda algo afastado do centro histórico de Madrid. Pela sua dimensão, fomos a pé apenas até ao lago e à zona envolvente, tendo sido suficiente para ficarmos muito bem surpreendidos com este parque. A vista do lago sobre a cidade de Madrid (a nossa favorita), aliada à tranquilidade do local (e adivinhem só, a mais música, desta vez uma suave melodia de duas violas) contribuíram para uma manhã de despedida de Madrid a roçar a perfeição.

Lago do parque Casa de Campo

11 – Show de flamenco

Para terminar os nossos destaques da capital espanhola, o nosso plano para a noite de despedida de Madrid: um espetáculo de flamenco no Tablao Flamenco La Cueva de Lola. Adorámos, sentimos calafrios e toda a energia dos artistas (música e dança) e saímos de lá com vontade de, um dia, repetir a experiência!

Show de flamenco no Tablao Flamenco La Cueva de Lola

12 – Toledo (extra!)

Sim, não é Madrid. É outra cidade. Nós sabemos. Mas arrebatou-nos e por isso merece o destaque.

Toledo foi a nossa única day trip destes dias em Madrid. Encontra-se a apenas 30 minutos de comboio de Madrid e, se tiveres tempo, vale muito a pena visitar esta cidade banhada pelo rio Tejo (nós dedicamos um dia para ir a Toledo para além dos quatro que ficámos em Madrid). Com uma paisagem muito diferente da da capital, Toledo transporta-nos à época medieval com as suas estreitas ruas e os seus antigos edifícios.

Vista para Toledo
Toledo

Esperamos que tenhas gostado deste artigo e que te tenha suscitado vontade de visitar Madrid. Não hesites em colocar-nos as tuas dúvidas na caixa de comentários abaixo. Caso já tenhas visitado a cidade, deixa-nos um comentário a dizer se encontraste a tua experiência favorita na nossa lista.

Um dia vemo-nos por aí!

R&P

Gostavas de contribuir para a manutenção e atualização regular do blog Um dia vamos e não sabes como?

Podes subscrever o teu próximo seguro de viagem com a IATI usando o nosso link. Recebes 5% de desconto e nós recebemos uma pequena comissão. Se tiveres dúvidas sobre se deves ou não fazer um seguro de viagem, lê este nosso artigo.