10 experiências a realizar antes dos 30

Caro leitor, desde já apresentamos as nossas desculpas: “10 experiências a realizar antes dos 30” é um clickbait. Este artigo não é tão sexy quanto uma coletânea de 10 experiências únicas ou exóticas que deves realizar antes dos 30. É sim um exercício de reflexão nosso, que temos os 30 não muito longe, sobre experiências alcançáveis que fomos discutindo ao longo do tempo e que eram para nós desejos de curto-médio prazo.

Algumas já foram concretizadas, outras estão por concretizar (e queremos vivenciá-las em breve). Uma, a última, é algo que vamos tentar fazer ao longo da nossa vida. 

Assim sendo, nesta crónica apresentamos experiências nas quais nós queremos fazer check antes dos 30, mas não são necessariamente experiências a fazer antes dos 30 anos de idade. São experiências que fazem sentido em qualquer idade e, se já passaste esta marca, não tens razão para parar de ler. Vai em frente e inspira-te para sonhar e viajar!

Pôr-do-sol na praia, Ölüdeniz
Pôr-do-sol na praia, Ölüdeniz

Experiências já realizadas

1. Interrail

A primeira viagem internacional que fizemos juntos, com 22 anos. A viagem que nos fez olhar o mundo com outros olhos e que fez nascer em nós esta ânsia de viajar.

Sem dúvida, uma das melhores viagens que fizemos até hoje e uma das que mais nos enriqueceu a todos os níveis pela tão grande diversidade de experiências e realidades com que contactámos.

Se quiseres ler o artigo completo sobre o nosso Interrail clica aqui.

Burgermeister, Berlin
Uma hamburgueria cheia de pinta, ao ar livre – Burgermeister, Berlim

2. Experiência radical num lugar memorável

E a nossa experiência mais “radical” foi fazer paragliding (parapente). Onde? Num dos melhores locais do mundo para o fazer: do monte Babadag (Turquia), a dois mil metros de altitude, com vista para o Mediterrâneo e para a lindíssima lagoa Azul, aterrando em frente à praia de Ölüdeniz.

Não foi fácil convencer a Raquel a alinhar nesta experiência mas valeu a pena! A liberdade de voar (sem motor), sobrevoando estas paisagens é inexplicável. Só te podemos dizer que a Raquel mal aterrou disse “Um dia volto a fazer isto!”.

Paragliding em Ölüdeniz
Paragliding em Ölüdeniz

3. Caminho de Santiago

Um Caminho que queríamos realizar há vários anos. Os motivos por detrás desta tão forte vontade (parece quase que existe um íman que nos atrai a percorrer estes Caminhos) não sabemos explicar. Não são motivos religiosos, mas não podemos negar o quão bem faz à alma percorrer este Caminho.

Percorremos o Caminho Português Central em 2019 (temos vários artigos, que podes consultar aqui) e esperamos não nos ficarmos por aqui!

Chegada a Santiago de Compostela
Chegada a Santiago de Compostela
Chegados, ainda com alguma capacidade física, a Santiago de Compostela

4. Voo de balão de ar quente

Tivemos o nosso batismo de voo num dos lugares mais idílicos do mundo para o fazer: a Capadócia. E, apesar da pequena fortuna que lá deixamos (sim, é bastante caro), temos a dizer que adorámos. É um daqueles “clichês” que só se vive uma vez na vida, daí o termos incluído nesta lista.

Voo de balão de ar quente, Capadócia
Voo de balão de ar quente, Capadócia

5. Roadtrip a acampar

Uma das viagens que com mais saudade recordamos foi a roadtrip que fizemos pela Costa Vicentina, sempre a acampar (optámos por parques de campismo). 

Dormir ao ar livre, acordar com o barulho dos pássaros (às vezes, vá, com o barulho do vizinho), é algo que, sem dúvida, recomendamos! E é verdade, a maioria das boas experiências em viagem são gratuitas (ou neste caso, custam pouco).

Praia da Carreagem
Pedro: “Olha ali que bom sítio para acampar.”
Raquel “Esquece lá isso.”
(Nota: não acampamos nas dunas, obviamente!)

6. Roadtrip de autocaravana

Ora temos um destino recorrente na lista: a Costa Vicentina, que não desilude. Desta vez, não a acampar mas de autocaravana, com amigos. Foi uma viagem bastante atribulada mas que nos fez sentir o verdadeiro espírito caravanista!

Consulta o nosso roteiro pela Costa Vicentina ou então, se estás mais interessado nas praias, lê este artigo.

Viagem de autocaravana
Roadtrip de autocaravana (e não, a autocaravana não estava demasiado próxima da ravina, apesar de parecer na fotografia)

7. Conhecer pessoas através das viagens

Uma das melhores recordações de viagem que trazemos são as pessoas que conhecemos. Quer sejam turistas, como nós, quer sejam locais, que nos permitem conhecer melhor a cultura de um país.

É uma experiência acessível a qualquer bolso e que recomendamos a todos!

Serra da Estrela
Serra da Estrela, visita durante o 2º Encontro de Travel Bloggers Portugueses

Experiências por realizar

8. Subir ao ponto mais alto de Portugal

Queremos os dois subir ao ponto mais alto de Portugal, o Pico. Mas nem sempre foi assim…

Em 2017, quando visitámos quatro ilhas dos Açores, não incluímos a ilha do Pico no nosso roteiro porque a Raquel não quis. A “discussão” continua até hoje. Com a promessa de voltar aos Açores e finalmente alcançar o ponto mais alto de Portugal, carago!

9. Caminho Santiago-Muxia-Finisterra

Como percorremos o Caminho até Santiago, agora falta-nos percorrer o Caminho até ao final da terra (Finisterra). E é algo que queremos mesmo fazer! Quer pela simbologia do local, que durante milhares de anos se acreditou ser o fim da terra, quer pelas paisagens que sabemos que são incríveis!

10. Desbravar (ainda mais) o nosso país

Porquê adiar visitar o nosso país para quando formos mais velhos? Nunca percebemos bem este pensamento…

Adoramos o nosso país, que todos os anos nos surpreende com paisagens que desconhecíamos e, portanto, queremos continuar a desbravá-lo, todos os anos!

Penedono, Viseu
Penedono, Viseu

Comentário Final

Dentro daquilo que são as nossas preferências e possibilidades, estas são as experiências que mereceram o nosso destaque. Não é importante que te revejas nelas: cada pessoa tem os seus gostos e devemos perseguir o que nos faz feliz!

Um dos motivos pelos quais procurámos não particularizar locais (em demasia, pelo menos) neste crónica é o facto de esse não ser o aspecto que, para nós, verdadeiramente importa. Sim, andámos de balão de ar quente na Capadócia, mas a experiência não seria menos única se fosse feita noutro lugar qualquer. Mais do que visitar ou contabilizar novos destidos, o importante em cada viagem são as experiências e o que com elas aprendemos e transportamos para a nossa vida.

Se gostas deste tipo de textos, comenta na caixa de comentários as tuas sugestões para os próximos. Podes também comentar se alguma destas experiências se encaixa naquilo que também queres realizar num futuro breve ou quais são os teus planos futuros, em termos de viagens.

Um dia vemo-nos por aí!

R&P

Gostavas de contribuir para a manutenção e atualização regular do blog Um dia vamos e não sabes como?

Podes subscrever o teu próximo seguro de viagem com a IATI usando o nosso link. Recebes 5% de desconto e nós recebemos uma pequena comissão. Se tiveres dúvidas sobre se deves ou não fazer um seguro de viagem, lê este nosso artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.