Roteiro pela Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano

Sabias que, apesar do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina incluir praias da costa Alentejana e de parte do Algarve, a Costa Vicentina só começa em Odeceixe (prolongando-se para sul)?

Pois é, muita gente desconhece isto (incluindo nós, até há bem pouco tempo) e apelida toda esta região de Costa Vicentina, o que não é correto. Assim, da ribeira de Seixe para cima é o Sudoeste Alentejano. De Odeceixe (inclusive) para baixo é a Costa Vicentina.

Limites geográficos à parte, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina estende-se da Praia de São Torpes, em Sines, à Praia do Burgau, em Vila do Bispo.

Se o teu interesse está na descoberta das melhores praias deste parque, lê o artigo que dedicamos a esse tema.

E sem mais demoras, vamos ao que interessa: o roteiro pela Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano.

A Costa Vicentina e o Sudoeste Alentejano

O Parque Natural pelos nossos olhos

Quando pensamos nas viagens que já fizemos pelo Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, lembramo-nos instantaneamente das viagens de carro com o vidro aberto. Do cheiro do mar. Da imensidão das paisagens do Alentejo. Do vento forte a bater-nos na cara. Da chegada a Porto Covo, a nossa vila favorita, e da mítica Ilha do Pessegueiro. Da infinitude da praia da Bordeira. Do pôr-do-sol no Cabo de São Vicente.

Enfim, muitas são as memórias que nos ficaram desta Costa. E muitas esperamos construir ao longo dos anos. Porque, sempre que visitamos a Costa Vicentina e Alentejana, regressamos a casa com a expectativa de um dia voltar.

Roteiro pela Costa Vicentina e Alentejana: quantos dias?

É uma pergunta que nos fazem com muita frequência e muito difícil de responder. Depende se queres apenas visitar as praias e as vilas ou se queres permanecer algum tempo em cada local, para ir a banhos ou até para fazer algum trilho ou atividade (como por exemplo surf ou stand up paddle).

No entanto, consideramos que no mínimo uma semana é necessária para conhecer as principais praias e vilas e ainda para ires a alguns locais menos conhecidos.

Nós já percorremos a Costa Vicentina e Alentejana em duas ocasiões diferentes.

Da primeira vez, em 2017, numa roadtrip que nos levou de Setúbal a Elvas, passando por Lagos, Caminito del Rey, Málaga e Sevilha. Dessa extensa roadtrip dedicamos apenas 5 dias à Costa Vicentina e Alentejana, o que se revelou muito pouco tempo para conhecer esta maravilha da natureza. Como fomos sem nada reservado em termos de alojamentos (fomos acampando em diferentes parques de campismo), conseguimos ir ajustando o nosso plano a cada dia e acabamos por conhecer nestes 5 dias maioritariamente a Costa Alentejana, visitando “de passagem” a Vicentina.

Já em 2020, juntamo-nos, em Odeceixe, a um grupo de quatro amigos que estavam a viajar em autocaravana. Foram também 5 dias mas desta vez visitámos predominantemente a Costa Vicentina, isto é, de Odeceixe para baixo, parando apenas em alguns locais a Norte na viagem de carro que fizemos à ida e à vinda de Odeceixe.

Por isso, não te vamos apresentar um roteiro com X dias pela Costa mas antes uma sugestão do que visitar, onde pernoitar, onde comer, entre outra dicas, sabendo que para visitar tudo o que mencionamos neste artigo e aproveitar é necessário pelo menos dez dias. Ordenamos este roteiro pela Costa Vicentina e Alentejana de Norte para Sul.

Roteiro pelo Sudoeste Alentejano

O que visitar e dicas de onde dormir e onde comer

Parque de Campismo da Praia da Galé

Aproveitámos para pernoitar neste parque depois do dia que passámos na zona da Comporta e de Melides. Como já chegámos tarde não tivemos tempo de aproveitar a piscina nem outras comodidades do parque de campismo mas ficamos muito bem impressionados. Fica mesmo em cima da Praia da Galé-Fontainhas, cuja arriba nos encantou ao pôr-do-sol.

Nota: decidimos incluir este parque neste roteiro pela Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano apesar deste ainda não se encontrar na área do Parque Natural. É uma boa opção para primeiro ponto de descanso, principalmente se a viagem de ida for longa e conhecer Tróia / Comporta / Cais Palafítico da Carrasqueira estiver nos planos.

Sines

O centro de Sines também ainda não faz parte do Parque Natural, mas merece a referência.

Nós parámos em Sines para uma rápida visita: subimos ao Castelo, de onde se tem uma bonita vista para a Praia das Bicas, e demos um passeio pelo seu centro histórico.

Praia de São Torpes

A primeira do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e aquela com a água mais quente da costa. O porquê? A central termoelétrica situada a poucos metros da praia. Para ir a banhos foi uma das nossas favoritas. O senão é mesmo o enquadramento “industrializado” e o areal com demasiada gente para o nosso gosto.

Aconselhamos-te vivamente que sigas, de carro, até à próxima praia pela estrada junto ao mar, pela sua incrível paisagem.

Praia da Samoqueira

Para nós, a praia mais romântica de toda a costa. Ficamos apaixonados por ela quando a visitamos, ao pôr-do-sol, em 2017. Tanto que em 2020 voltámos.

Porto Covo

“Havia um pessegueiro na ilha…”

Somos só nós que não conseguimos parar de cantar esta música quando nos aproximamos de Porto Covo?

As bonitas estradas alentejanas levam-nos a Porto Covo. Uma vila pintada de azul e branco que, tal como a praia da Samoqueira, nos apaixonou aquando da nossa primeira passagem. E à qual tivemos que voltar este ano.

E agora, não poderíamos não acabar o refrão (vá, canta lá em voz alta):

“Plantado por um Vizir de Odemira
Que dizem que por amor se matou novo
Aqui, no lugar de Porto Covo”

Praia dos Buizinhos

A pequena praia situada mesmo em frente à vila de Porto Covo e de onde já se avista a Ilha do Pessegueiro.

Parque de Campismo Porto Covo

Na noite que passámos em Porto Covo montámos a tenda neste parque de campismo e ficámos bastante satisfeitos. Com todas as comodidades que precisávamos e perto da vila para nos deslocarmos a pé.

Praia da Ilha do Pessegueiro

Primeira paragem do dia, a praia cuja ilha ficou imortalizada na canção de Rui Veloso.

A estrada que lhe dá acesso e da qual já se vê a ilha, bem maior do que aquilo que imaginávamos, é qualquer coisa de extraordinária! Tivemos claro que parar o carro para tirar uma fotografia e apreciar a paisagem.

Praia do Malhão

Uma praia com um extenso areal. Selvagem e pura. Entrou para a nossa lista de praias preferidas.

Vila Nova de Mil Fontes

Mais uma fantástica vila do Alentejo e que vale definitivamente a passagem.

No entanto, não nos encantou tanto como Porto Covo, temos de confessar. Falta-lhe algo que Porto Covo tem. Mas isto é uma opinião puramente pessoal.

Pão, Café e Companhia, em Vila Nova de Milfontes

Como fomos para parques de campismo na nossa primeira viagem e, na segunda, viajámos de autocaravana, a maioria das refeições foram caseiras. No entanto, parámos em alguns locais para “comer fora” quando nos apeteceu algo diferente. Um desses locais foi a padaria/pastelaria “Pão Café e Companhia”, onde almoçamos e comemos um maravilhoso bolo de requeijão. De realçar a qualidade dos ingredientes utilizados.

Praia das Furnas

Situada na margem sul do rio Mira, é uma praia fluvial mas com forte influência marítima. Apesar de acharmos que a sua paisagem, com Milfontes à vista, é incrível, não encheu as nossas medidas para a colocarmos no nosso top de praias.

Praia de Nossa Senhora

À distância de poucas dezenas de metros para Norte da praia do Almograve, através de um trilho criado por cima das dunas, chegamos à Praia de Nossa Senhora. Pequena e lindíssima, com um incrível contraste de diferentes tons de azul no mar.

Praia do Almograve

Ficamos a saber, através de uma placa indicativa no local, que esta foi a praia mais afetada no maior desastre ecológico que a Costa Alentejana presenciou até hoje. Um acidente com um navio-petroleiro no porto de Sines, há mais de 30 anos atrás.

Cabo Sardão

O ponto mais ocidental da Costa Alentejana. Onde as cegonhas nidificam perto do mar. Com um imponente farol. E o mar, agitado. Vale mesmo a pena a visita!

Porto das Barcas

Um pequeno porto muito pitoresco e artesanal, que surgiu do aproveitamento da enseada. Aqui, testemunhámos a força do mar e a coragem dos pescadores.

Camping Villa Park Zambujeira

Acampámos neste parque de campismo e gostámos bastante de todas as suas comodidades e da sua piscina. O único senão é ser longe da aldeia da Zambujeira, obrigando-nos a usar o carro para nos deslocarmos.

Restaurante Costa Alentejana, na Zambujeira do Mar

Passear pela Costa Portuguesa e não comer peixe e marisco não vale! Numa das nossas viagens fomos ao restaurante Costa Alentejana, situado perto da praia da Zambujeira, para nos deliciarmos com a comida tradicional (e não só) da Costa Alentejana.

Zambujeira do Mar e praia da Zambujeira

Uma das aldeias mais bonitas de toda a costa portuguesa. Pintada de branco, sob a praia rochosa. Tanto a praia como a aldeia são pontos que te aconselhamos a visitar.

Praia dos Alteirinhos

Uma praia protegida pela enorme falésia que a contorna. Por norma, menos concorrida que a praia da Zambujeira.

Para chegares até à praia deves seguir pela estrada a sul da praia da Zambujeira e mais à frente, virar no sentido da costa. Existem degraus de madeira para descer até à praia.

Praia dos Machados

Uma praia de difícil acesso, tanto de carro como a pé. Mas que compensa pela paisagem que obtemos do topo da falésia e pela selvagem praia que é. Explicamos como podes lá chegar neste artigo.

Roteiro pela Costa Vicentina

O que visitar e dicas de onde dormir e onde comer

Praia de Odeceixe

Uma das praias mais conhecidas da Costa Vicentina, e com motivos para tal. O extenso areal é cortado pela ribeira de Seixe, que separa o Alentejo do Algarve, e faz com que a praia tenha uma beleza inconfundível.

Praia da Carreagem

Uma excelente descoberta de 2020! Vista do cimo da arriba, esta praia oferece-nos uma incrível conjugação de cores.

Da praia da Carreagem até à Praia da Amoreira, percorremos parte do trilho PR8 AJZ, um trilho circular que liga estas duas praias e se prolonga para o interior.

Parque de Campismo do Serrão

Tanto em 2017, em tenda, como em 2020, em autocaravana, escolhemos este parque de campismo para pernoitar e gostamos bastante. É um parque bastante grande e organizado, com um mini-mercado, campo de jogos, piscina e ainda moradias.

Praia da Amoreira

Provavelmente a nossa praia favorita de toda a Costa Vicentina, não nos cansamos de o dizer. Foi também uma praia que conhecemos em 2017 e à qual fizemos questão de voltar em 2020.

Como é atravessada pela ribeira de Aljezur, se quiseres mesmo “fazer praia”, deves aceder à praia pelo lado norte. Podes colocar no GPS “Paraíso do mar”, o nome do café/restaurante situado à entrada da praia e junto ao estacionamento.

No entanto, aconselhamos-te mesmo que vás também pelo lado sul para teres a melhor vista sobre a praia, com a ribeira a entrar no mar! Para lá chegares, coloca no GPS “Taberna do Gabriel II”. Depois de estacionares, dirige-te aos dois miradouros existentes ao lado da praia, ambos têm vistas incríveis!

Praia da Arrifana

Outra praia que também é uma repetente para nós e da qual gostamos bastante!

No entanto, temos alguns pontos negativos a apontar. É demasiado conhecida, o que faz com que esteja quase sempre cheia e, com a maré alta, o areal quase que desaparece. Para além disto, para pessoas com mobilidade reduzida, não será fácil (ou mesmo possível) entrar na praia porque mal terminam as escadas de acesso damos logo de caras com pedregulhos, sobre os quais temos que andar.

Praia da Bordeira

Para nós, a praia mais misteriosa de toda a Costa. Misteriosa provavelmente porque a visitamos ao pôr-do-sol, o que dá logo um ar de sua graça a quase todos os locais. Mas também pela sua imensidão e pela altura das suas dunas.

Vila do Bispo

Uma pequena e pacata vila do Algarve. Fácil de percorrer a pé, merece um passeio pelo seu centro. Apesar de bonita, várias das casas estão algo degradadas.

É também um boa escolha para se ficar alojado por se situar a “meio caminho” de várias praias da Costa Vicentina.

Festival do Perceve, Vila do Bispo

Em 2017 passámos pelo Festival do Perceve, em Vila do Bispo, para experimentar um almoço diferente e gostámos bastante do conceito! Comemos perceves, papas de mexilhão e feijoada de choco. E para sobremesa? Não podia faltar a típica tarte de alfarroba algarvia!

Café Restaurante Convívio

Em 2020, paramos novamente em Vila do Bispo, desta vez para jantar. Após uma valente peripécia que nos ocupou grande parte do dia, achámos que merecíamos não cozinhar nessa noite! Fomos ao Café Restaurante Convívio e fomos muito bem servidos de lulas à Algarvia e peixe grelhado. De realçar a simpatia no atendimento! (Vão sem pressas).

Miradouro do Castelejo

Um excelente miradouro localizado no topo da falésia em frente à conhecida praia da Cordoama. Mais a sul avista-se a praia de Castelejo.

Praia da Cordoama e Praia do Castelejo

A praia da Cordoama é conhecida pelas suas ondas e muito procurada pelos amantes do surf e bodyboard. Na maré baixa fica ligada à vizinha praia do Castelejo. Esta, mais pequena (mas ainda assim bem extensa) e menos ventosa que a primeira, revelou-se melhor opção para ir a banhos.

Cabo São Vicente, Sagres

O mítico pôr-do-sol no extremo sudoeste de Portugal continental e um dos melhores que já vimos! Não gostamos de dizer que este ou aquele local são “obrigatórios” num roteiro pela Costa Vicentina, contudo o pôr-do-sol em Sagres é algo a que te aconselhamos vivamente!

Praia da Ingrina e Praia do Zavial

Descobertas de 2020 que descrevemos como um “Algarve esquecido”, mas pelos bons motivos. Longe das grandes multidões e dos hóteis em massa surgem-nos estas praias. Pequenas mas muito agradáveis e convidativas! A praia da Ingrina entrou mesmo para o nosso top de praias preferidas da Costa Vicentina.

Camping Turiscampo Yelloh! Village Portugal

Já fora da Costa Vicentina e como, em 2017, seguimos da Costa Vicentina para Lagos, escolhemos ficar alojados neste parque de campismo. Bastante mais caro que o habitual, no entanto com comodidades incríveis! Das casas de banho, com um nível de limpeza irrepreensível, à zona da piscina que parece de hotel, as condições deste parque agradaram-nos imenso e justificam o preço a pagar. Como fica perto do término da Costa Vicentina, consideramos ser uma boa opção caso necessites de um alojamento para ficar na última noite.

E assim terminamos este roteiro pela Costa Vicentina e Alentejana. Esperamos que tenhas gostado e que te tenhamos inspirado a conhecer ou redescobrir esta maravilhosa costa Portuguesa!

Um dia vemo-nos por aí!

R&P

Gostavas de contribuir para a manutenção e atualização regular do blog Um dia vamos e não sabes como?

Podes subscrever o teu próximo seguro de viagem com a IATI usando o nosso link. Recebes 5% de desconto e nós recebemos uma pequena comissão. Se tiveres dúvidas sobre se deves ou não fazer um seguro de viagem, lê este nosso artigo.