Roteiro de 12 dias na Provence-Alpes-Côte d’Azur – Parte 1

Em Julho de 2018 fizemos uma fantástica viagem de 22 dias, que nos levou de Marselha a Florença, passando por alguns dos lugares mais incríveis que já visitamos. Reservamos 12 dias para o sul de França (região da Provence-Alpes-Côte d’Azur) e 10 dias para Itália (regiões da Ligúria e Toscana).

Temos muito para vos contar e muitas fotografias para mostrar, mas começaremos pelo roteiro desta nossa jornada. Este primeiro artigo (PARTE 1) será dedicado aos primeiros 6 dias pelo sul de França.

A PROVENCE-ALPES-CÔTE D’AZUR PELOS NOSSO OLHOS

A Provence-Alpes-Côte d’Azur é uma das treze regiões de França, limitada a norte pela região Auvérnia-Ródano-Alpes, a sul pelo mar Mediterrâneo, a este por Itália e a oeste pela região da Occitânia.

Dos perfumados campos de lavanda ao desafiador Parque Nacional das Calanques; das aldeias medievais à agitação das grandes cidades; das praias paradisíacas da Côte d’Azur aos Alpes franceses… Esta região é tão rica e diversa que superou completamente as nossas expectativas!

PARTE 1

Dia 1 – Marselha

Dois dias antes de partirmos para Marselha o nosso voo foi cancelado! Nada de novo atualmente… Arranjamos outro voo para Lyon e daí fomos para Marselha de TGV (a nossa primeira vez no Train à Grande Vitesse).

Marselha foi então a nossa base para os primeiros 4 dias de viagem. Nunca reservamos um dia inteiro para visitar a cidade mas fomos aproveitando algumas horas em cada dia. No primeiro dia, como chegamos ao final da tarde, demos apenas um passeio pelo centro da cidade.

Dia 2 – Aix-en-Provence + Marselha

No segundo dia fomos de autocarro de Marselha até Aix-en-Provence. A cidade tem um charme especial, com os seus edifícios de tom alaranjado e as fontes que embelezam as praças, ou não fosse esta “a cidade das cem fontes”. No entanto, o que mais nos surpreendeu foram os mercados de rua, muito organizados e fascinantes pela diversidade de produtos que lá se vendem. Como curiosidade apontamos o facto de nesta cidade existir uma das mais antigas universidades do país, a Universidade Paul Cézanne, que em 2012 se juntou à Universidade da Provença e à do Mediterrâneo para formar a Universidade Aix-Marseille, a maior do país.

Durante a tarde continuamos a visita a Marselha e terminamos a tarde no MuCEM, vendo os inúmeros barcos de recreio a entrarem no Porto Velho enquanto o sol se punha (recomendamos vivamente esta experiência).

Dia 3 – Walking tour por Marselha + Parque Nacional das Calanques

De manhã fizemos uma free walking tour pela cidade de Marselha, na qual ficamos a conhecer alguns dos seus belíssimos monumentos. Um dos que mais nos surpreendeu foi o Palácio Longchamp, símbolo da era de ouro de Marselha.

De tarde fomos de autocarro até ao estacionamento do Technopôle Luminy para visitarmos uma das calanques do Parque Nacional, a Calanque de Sugiton. A meio do exigente percurso subimos ao ponto mais alto de uma das montanhas e sentimo-nos no topo do mundo!

Nota para quem se está a questionar o que são calanques: são falésias, com zonas por onde o mar entra, formando diversas praias de águas azul turquesa e incrivelmente transparentes devido ao calcário presente na água.

Dia 4 – Cassis + Parque Nacional das Calanques + Pôr-do-sol na Notre Dame de la Garde (Marselha)

Mais uma vez de autocarro, rumamos a Cassis, pequena vila piscatória e ponto de partida para as próximas calanques que visitamos. As coloridas casinhas rodeiam um pequeno porto, repleto de barcos de recreio, criando o cenário para aquela fotografia idílica de uma vila no Mediterrâneo. É nesta vila que se encontra a falésia mais alta da Europa, a Cap Canaille.

Partindo de Cassis, avistamos a primeira calanque, a de Port-Miou. Esta calanque, que não tem praia, é porto para dezenas de barcos e oferece uma bonita paisagem. Continuamos a caminhada e chegamos à Calanque de Port-Pin. O encantamento foi instantâneo, contudo não era esta a calanque pela qual mais ansiávamos. Caminhamos durante bastante tempo, a subir, e chegámos ao topo de uma montanha, que oferecia uma tremenda vista sobre o Mediterrâneo. Daí, foi descer (quase) a pique, agarrando em tudo quanto podíamos para auxiliar a descida, até chegar à Calanque d’En Vau e ficamos sem palavras… Valeu a pena o esforço.

No final da tarde, compramos uma baguete, um bom queijo francês e umas cervejas e fomos assistir ao melhor pôr-do-sol da cidade, na escadaria da Notre Dame de la Garde, com vista para a cidade de Marselha e para o enorme porto. O melhor deste local é que, para além da vista espetacular, temos o sítio quase só para nós.

Dia 5 – Arles + Avignon

Seguimos de comboio até Arles, outrora uma cidade romana de grande importância. Atualmente é possível encontrar vestígios romanos muito bem preservados por toda a cidade, tal como o coliseu, o teatro e as termas. Esta cidade é também conhecida por ter sido a casa de Vincent van Gogh durante um ano e o local onde o pintor se inspirou para muitas das suas obras. Quando visitamos Arles estava a decorrer o “Les Rencontres d’Arles”, um dos maiores e mais aclamados festivais de fotografia do mundo, que decorre todos os verões desde 1970.

De tarde, passamos da capital francesa da fotografia para a capital do teatro, Avignon. E a primeira coisa que nos surpreendeu nesta cidade foi a quantidade abismal de cartazes publicitários a peças de teatro expostas por toda a cidade.

Dia 6 – Avignon

Adorámos Avignon! Encontramos uma cidade cheia de alegria, com espetáculos de teatro, dança, música ou artes circenses literalmente em cada esquina. É impossível ficar indiferente! Todo este reboliço na cidade se devia ao Festival de Teatro de Avignon, um dos melhores festivais de teatro do mundo e o maior evento cultural de França.

Se isto não vos convence a vir a Avignon, esperem até ver o Palais de Papes e a (meia) Pont d’Avignon, dois edifícios completamente apaixonantes. Falaremos melhor deles num post dedicado inteiramente a esta magnífica cidade (e lá irão também saber qual o motivo pelo qual existe apenas meia ponte).

Não deixem de ler a continuação desta viagem!

Na PARTE 2 falamos dos 2 dias em que andamos à procura da vila mais bonita da Provença e de uma cidade muito glamorosa da Côte d’Azur (aqui), e na PARTE 3 levámos-vos desde a beleza de uma antiga vila medieval até à excentricidade do principado do Mónaco (aqui).

Em baixo encontram um mapa com os pontos que visitamos em França. Os corações indicam os nossos locais favoritos!

Um dia vemo-nos por aí!

R&P

5 thoughts on “Roteiro de 12 dias na Provence-Alpes-Côte d’Azur – Parte 1

1. Que lindo roteiro, a França é um país verdadeiramente surpreendente com uma diversidade incrível de paisagens. Obrigada por todas essas dicas!

1. Olá Marina, de facto foi uma total surpresa para nós (tanto que num ano fomos lá em duas alturas distintas, no verão ao sul e em Outubro a Paris, e adorámos estas duas viagens).

Para não diminuir o que sentimos, a expressão mais correta é: a zona sul arrebatou-nos. Começamos a planear uma viagem em Itália, conseguimos encaixar mais uns dias de férias que nos permitiam visitar mais uns quantos sítios e em pesquisa vimos Nice, depois a região da Provence, depois voos diretos para Marselha… Tudo pareceu encaixar no que queriamos e foi fantástico!

De certeza que também tens dicas excelentes sobre N sítios em França. Um dia sentamo-nos para fazer uma troca 🙂 Um beijo