Num dos anos mais exigentes para ambos em termos profissionais, viajar não foi prioridade. Ou seja, podíamos ter aproveitado mais dias de férias e folgas para viajar mas, muitas vezes, usámo-los para trabalhar ou estudar.
Por outro lado, o receio de ver as viagens canceladas devido à pandemia, o querer viajar para locais “seguros” e o querer visitar o nosso país (também como forma a apoiar a nossa economia) levaram-nos a querer ficar por perto. Para mitigar estes riscos, algo que recomendamos este ano (e também no próximo) é a realização de um seguro de viagem com cobertura de cancelamento. Recomendamos o da IATI, que usamos nas nossas viagens e do qual temos muito boa experiência. É também um dos melhores seguros do mercado com cobertura COVID-19. Podes ter 5% de desconto no teu seguro, ajudando-nos também nos custos de manutenção deste blog, usando o nosso link.
Ainda assim, mesmo com todas as restrições impostas pela pandemia (e não só) e estando este ano quase quase a acabar, temos a dizer que as viagens que fizemos este ano encheram-nos as medidas e foram do caraças!
Sem mais demoras, vamos lá ao que interessa.
As nossas viagens e escapadinhas de 2021 em revista
Escapadinha nº 1: Amarante e Rota do Românico, 1 dia
Devemos ter sido os únicos bloggers de viagem a não visitar Amarante em 2020. Este ano, mal tivemos oportunidade, rumámos a esta bonita cidade e não ficamos desiludidos. Uma cidade pequena e acolhedora que convida a demorados passeios pelas tranquilas margens do rio.
No regresso a casa, passamos por dois pontos da Rota do Românico: a Ponte do Arco e as Obras do Fidalgo, no concelho de Marco de Canaveses.
Viagem nº 1: Ribatejo, Ria de Aveiro e Douro, 7 dias
A nossa primeira viagem de 2021, uma combinação de destinos improvavelmente conjugados. Explicamos mais detalhadamente o motivo neste artigo.
Temos a destacar a calma que vivemos em Salvaterra de Magos na incrível Quinta dos Pastores e os passeios na zona de São Jacinto e Torreira.
Viagem nº 2: Madeira, Porto Santo, Pico e Faial, 15 dias
A nossa grande viagem de 2021. Desafiante em termos de esforço físico e poucas horas de sono mas que nos proporcionou momentos inesquecíveis.
A Madeira, que nos soube a lapas, a bolo do caco com manteiga de alho e a Coral fresquinha com sol na cara. Recordamos, com saudade, o mar e as montanhas escarpadas semi-cobertas pelo nevoeiro.
Porto Santo, onde a meteorologia indecisa quis que fizéssemos muito pouca praia e partíssemos à descoberta da ilha com mar azul turquesa.
Pico, onde vimos o nascer do sol, no ponto mais alto de Portugal. Apesar de termos gostado imenso de todos os locais por onde passámos, ambos concordamos que este foi o ponto alto da nossa viagem. A natureza em estado puro.
Quatro anos depois de lá termos estado pela primeira vez, e durante um temporal, explorámos finalmente a ilha do Faial. A ilha com o vulcão mais recente de Portugal e com tanta história para contar. O final perfeito para as nossas férias.
Voltados das férias, a pergunta que mais nos fizeram foi: “Açores ou Madeira, qual gostaram mais?” – deixamos a resposta aqui.
Viagem nº 3: Serra da Estrela e Covilhã, 3 dias
No verão, aproveitámos uma folga para descobrir um pouco mais da Serra da Estrela. O tempo foi pouco para descobrir tudo aquilo que a Serra tem para nos mostrar mas o fim de semana foi excelente, com direito ao merecido descanso no Villa Silene, uma quinta familiar onde fomos muito bem recebidos.
Viagem nº 4: Madrid e Toledo, 5 dias
A última de 2021 e que nos fez matar as saudades que tínhamos de visitar uma grande cidade, cheia de cor e de vida!
Madrid, do maior mercado de rua da Europa, El Rastro, a uma bela sesta no parque El Retiro. Dos museus de arte às tascas barulhentas onde se comem as gordurosas sandes de calamares (very typical, not so good). Da repentina e torrencial chuva que nos fez andar de trotinete elétrica pela deserta cidade ao calor do primeiro dia, que matámos com uma cerveja fresquinha. Gostamos muito desta cidade e sentimo-nos (quase) numa viagem em pré-pandemia (com o bom e o arriscado que isso tem). Sobre esta nossa viagem, já escrevemos sobre que locais mais gostámos de visitar e onde comemos.
Toledo, uma cidade medieval, situada numa colina e ladeada pelo Tejo. Visitámo-la num dia de muita chuva mas tal não nos impediu de nos divertirmos bastante, com direito a free walking tour na língua de nuestros hermanos. Pelo caminho encontrámos um restaurante vegetariano que nos deliciou com pratos originais e a cerveja Domus (artesanal de Toledo), enquanto nos abrigou da chuva.
Feita a revisão a este artigo, percebemos que exageramos na quantidade de vezes que falamos de cerveja. Não teria o mesmo impacto falar da água de Madrid, apesar dos madrileños a defenderem como a melhor do mundo e também nenhuma boa história começa com um copo de leite. Posto isto, bebam com moderação e divirtam-se!
Feliz 2022! 🥳
Este artigo faz parte de um conjunto de artigos de opinião/crónicas que escrevemos em 2021:
10 experiências a realizar antes dos 30
12 hidden gems a visitar em Portugal
A (nossa) primeira viagem de 2021
“Açores ou Madeira, qual gostaram mais?”
Subir à montanha do Pico: vale mesmo a pena?
Os 13 locais que mais gostamos de visitar na Madeira
12 locais e experiências que adorámos na capital espanhola
Um dia vemo-nos por aí!
R&P
Gostavas de contribuir para a manutenção e atualização regular do blog Um dia vamos e não sabes como?
Podes subscrever o teu próximo seguro de viagem com a IATI usando o nosso link. Recebes 5% de desconto e nós recebemos uma pequena comissão. Se tiveres dúvidas sobre se deves ou não fazer um seguro de viagem, lê este nosso artigo.