Se procuras um destino de férias que combina paisagens naturais deslumbrantes e tranquilidade, o Nordeste de São Miguel, nos Açores, é a escolha perfeita. Localizado na parte oriental da ilha, o Nordeste é um local que oferece uma experiência única e autêntica aos visitantes que procuram fugir das multidões e mergulhar na natureza em estado puro. Se és um slow traveller e procuras dicas do que visitar e de onde ficar no Nordeste de São Miguel, este artigo é para ti. Damos-te ainda, nesta publicação, ideias para complementares o teu roteiro com outros pontos de interesse da ilha. Se por acaso é a tua primeira passagem por São Miguel, não percas o guia da nossa primeira passagem pela ilha.
Nordeste de São Miguel: a décima ilha dos Açores
O Nordeste é uma vila de São Miguel situada… No Nordeste da ilha (desta não estavas à espera!). Para além de ser uma vila rural e cheia de tradição, é também sede de um município com imenso para visitar, sendo que nos arriscamos mesmo a dizer que foi a parte da ilha que mais gostámos de explorar!
E agora um pouco de cultura local. Sabias que o Nordeste é apelidado pelos locais como a décima ilha dos Açores? No passado (até há apenas um par de décadas), esta zona dos Açores era tão difícil de alcançar, por estradas sinuosas, vales e montanhas, que ganhou este apelido que permanece até aos dias de hoje. Felizmente, atualmente mantém o seu lado selvagem e natural mas é servida por um excelente conjunto de estradas, que fazem com que seja bem mais fácil visitar este lado mais intocado da ilha (para teres uma ideia, do aeroporto ao Nordeste de carro são apenas 45 minutos).
O que visitar no Nordeste de São Miguel
Na nossa última visita a São Miguel, em quatro dias completos, focámo-nos sobretudo na parte leste da ilha. O nosso roteiro consistiu na visita aos locais descritos nesta secção, pertencentes ao município do Nordeste, e aos da secção seguinte “Completa a tua viagem ao Nordeste de São Miguel”, com mais um par de experiências pelo centro da ilha. De seguida vamos apresentar-te os locais que mais gostámos de visitar no Nordeste de São Miguel, seguindo de Noroeste e contornando a zona costeira da ilha em direção a Sul.
Trilho do Salto da Farinha e Poço Azul (PR21 São Miguel)
Um dos melhores trilhos que já fizemos nos Açores! É um trilho linear com 4.9 km de extensão, de dificuldade média. Passa por três principais pontos de interesse: a Cascata do Risco, o Poço Azul e o Salto da Farinha (por esta ordem). Sendo linear, ida e volta são 10 km e é esse o percurso oficial recomendado. No entanto, se estudares um pouco a rota facilmente percebes que consegues transformá-lo num percurso mais curto, com cerca de 8 km (mas cuidado para não te perderes!). A nossa recomendação de percurso é então começar junto ao “Padrão Histórico das Alminhas” e seguir sempre pelo percurso recomendado até ao Salto da Farinha (o maior “troço” do trilho). No regresso do Salto da Farinha e já quase no Poço Azul novamente, em vez de seguires em direção ao início do trilho, passas pela Ponte de Nosso Senhor (não dá para enganar, é uma lindíssima ponte de madeira ladeada por floresta) e continuas pelo trilho até voltares à “civilização”.
Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões
Um dos locais que mais gostamos de visitar em São Miguel, tanto que já repetimos a visita. Um parque muito bem preservado, com cascatas, moinhos e lindíssima vegetação.
Miradouro da Vigia das Baleias
Um miradouro com excelentes infraestruturas para um belo piquenique e, claro, uma vista soberba sobre a Costa Norte de São Miguel.
Miradouro despe-te que suas
Mais um miradouro, mais uma vista incrível sobre o Atlântico. Destaque para a estrada que nos conduz até este miradouro, ladeada de frondosa vegetação e com o mar ao fundo. Impossível não ficar encantado!
Vila do Nordeste
Com destaque para a Igreja Matriz de São Jorge, o edifício dos Paços do Concelho, a Ponte dos Sete Arcos, o Jardim do Largo e o Miradouro da Boca da Ribeira. Vale a pena despender algum tempo para a visitar.
Miradouro da Ponta do Arnel e Miradouro Vista dos Barcos
De onde se avista o Farol da Ponta do Arnel, o primeiro a ser construído na ilha de São Miguel. Não leves o carro até ao farol!
Miradouro da Ponta do Sossego e Miradouro da Ponta da Madrugada
Miradouros mais turísticos mas que valem definitivamente a passagem pelas suas fantásticas vistas.
Praia do Lombo Gordo
Uma bonita praia de areia negra que avistámos mas onde não fomos (porque visitamos São Miguel em novembro e o tempo não estava convidativo a banhos). Recomendamos a visita caso o tempo esteja de feição.
Percorrer a estrada entre a Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro e o Pico Bartolomeu
A estrada não é a melhor para conduzir, levámos bem mais que os 10 minutos que o Google Maps nos dizia que demoraríamos e, no final, chegamos ao Pico Bartolomeu sem ver mais que 2 metros à nossa frente (tal era o nevoeiro). Mesmo assim adorámos o percurso e recomendamo-lo. Fá-lo num dia de céu limpo e conta-nos como é a vista lá de cima.
Completa a tua viagem ao Nordeste de São Miguel
Para completares a tua visita à zona Leste da ilha, visita ainda:
Trilho do Sanguinho – Cascata Salto do Prego (PR9 São Miguel)
Também foi um dos trilhos que mais gostámos de percorrer em São Miguel, principalmente por passar pela histórica aldeia “abandonada” do Sanguinho. Este trilho tem 4,5 km de distância, é circular e tem dificuldade média. O início do trilho é junto à paragem de autocarros de Faial da Terra. No regresso podes regressar pelo caminho mais curto ou, como nós recomendamos, passar pela Aldeia do Sanguinho. Há ainda a possibilidade de estender este trilho e seguir até à Cascata do Cagarrão (nós não o fizemos devido ao avançar da hora).
Miradouro do Salto do Cavalo
Passando agora para a zona das Furnas, recomendamos um conjunto de miradouros, entre os quais o do Salto do Cavalo, de onde se pode observar todo o Vale da Povoação, o Vale das Furnas e grande parte da costa norte e sul da ilha de São Miguel.
Miradouro do Pico do Ferro
Para nós, uma vista ainda mais fantástica do que a do Salto do Cavalo, mais aproximada à Lagoa das Furnas do que a anterior.
Lagoa do Congro
Para a alcançar temos que percorrer um pequeno trilho fácil com 1.4 km (ida e volta). Para lá chegar de carro mais vale ignorar as indicações do GPS e seguir pelas placas indicativas. É uma das nossas lagoas preferidas de São Miguel e que, tal como as outras, só se mostra quando quer (só a conseguimos ver na segunda vez que lá fomos e superou todas as nossas expectativas em beleza).
Poça Dona Beija
Porque não há melhor forma de acabar um dia de trilhos pelos Açores do que com uma demorada banhoca nestas águas quentes, rodeados de natureza e num clima de tranquilidade. Recomendamos a ida já depois do anoitecer (a experiência é única).
Roteiro completo pela ilha de São Miguel
Para um roteiro completo pela ilha de São Miguel, nos Açores, não percas o nosso roteiro de 4 dias pela Ilha Verde (que pode e deve ser combinado com a visita ao Nordeste, aumentando a estadia na ilha para, pelo menos, uma semana) e as nossas sugestões de onde comer em São Miguel e ainda:
Trilho do Salto do Cabrito (PR29 São Miguel)
Um trilho com um começo fantástico, caminhando pelo meio da floresta e atravessando ribeiras. Com um ponto alto, para nós, fantástico, a paisagem vertiginosa antes da chegada à Cascata do Salto do Cabrito. Com um regresso mais maçudo, que passa por uma ponte pedonal suspensa num estado de conservação bastante duvidoso (pelo menos assim estava quando o fizemos em novembro de 2022). A nossa sugestão? Percorrer o trilho desde o seu início (nas caldeiras da Ribeira Grande) até ao Salto do Cabrito e fazer todo o percurso inverso até às caldeiras novamente (fazendo um trilho linear). O trilho oficial tem 8.5km de extensão, é circular e tem dificuldade média. Podes-te preparar para este trilho, carregando as tuas energias com um belo bife regional (recomendamos-te a Associação Agrícola, que não fica muito longe, de carro, do ponto de partida do trilho).
À descoberta de cetáceos, nos Açores
Teremos artigo prontinho assim que possível.
Onde ficar no Nordeste de São Miguel
Na nossa última visita a São Miguel e para celebrar uma data especial, a minha (Raquel) entrada nos 30, idealizamos um sítio tranquilo e confortável, rodeado de natureza, com uma mesa de pequeno-almoço com vista para o mar e sol logo pela manhã. E foi na Quinta das Cycas que encontramos o que procurávamos.
A Quinta das Cycas é uma propriedade do início do século XIX, cuja casa principal e anexos agrícolas foram convertidos em quatro confortáveis eco-country houses. Cada casa tem uma área exterior privada de refeições, com vista mar. A Quinta das Cycas conta também com um lindíssimo jardim e piscina, para os dias mais solarengos.
Escolhemos ficar na Casa da Cisterna e lá encontramos um espaço muito agradável, com uma fusão de modernidade e tradição, respeito pelo meio ambiente, sustentabilidade e muito gosto em receber. Fomos ainda brindados com uma cesta de produtos regionais, o que, juntamente com a vista, tornou o nosso pequeno almoço inesquecível!
Para além da Quinta das Cycas, situada na freguesia da Algarvia, a Tradicampo conta ainda com mais três alojamentos no Nordeste de São Miguel. O melhor mesmo é passares pelo site e escolheres o teu!
Alugar carro em São Miguel
Fundamental para visitar São Miguel (e as restantes ilhas dos Açores) é o aluguer de um veículo.
Na nossa última passagem por São Miguel alugámos carro com a Autatlantis e só temos pontos positivos a destacar. O serviço foi mesmo muito rápido, tanto no momento do levantamento do veículo como na sua devolução. Em cerca de 10 minutos tínhamos tudo tratado, prontos a seguir viagem. Não temos nada a apontar do carro, que estava impecável e foi parte indispensável da nossa viagem e ressalvámos a simpatia de todos os funcionários com quem nos cruzámos. Recomendamos que faças a reserva do carro com antecedência diretamente no site da Autatlantis.
Honestamente ficámos fascinados com esta zona da ilha e vivemos dias incríveis por lá. Esperamos que tenhas gostado deste artigo e que este te leve a partir à descoberta do Nordeste de São Miguel. Se fores ao Nordeste, partilha as tuas peripécias de viagem na caixa de comentários. Dúvidas também são bem-vindas.
Um dia vemo-nos por aí!
R&P
Gostavas de contribuir para a manutenção e atualização regular do blog Um dia vamos e não sabes como?
Podes subscrever o teu próximo seguro de viagem com a IATI usando o nosso link. Recebes 5% de desconto e nós recebemos uma pequena comissão. Se tiveres dúvidas sobre se deves ou não fazer um seguro de viagem, lê este nosso artigo.