Planeias visitar o Vietname e estás indeciso entre um cruzeiro em Halong Bay ou em Lan Ha Bay? Queres saber qual a melhor opção de pernoita em Halong e ainda como te podes deslocar para lá? Então estás no sítio certo! Antes de mais, dizemos-te que o Vietname é um excelente destino de viagem, particularmente o norte do país. Foi uma região que nos apaixonou e que nos enriqueceu imenso em termos culturais, paisagísticos e humanos. Na nossa opinião, e ainda relativamente ao Norte do Vietname, esta viagem não fica completa sem a visita a Halong Bay e/ou a Lan Ha Bay. São lugares turísticos, é certo, mas são-no porque as paisagens e experiências que oferecem são absolutamente deslumbrantes e únicas!
Halong Bay é a baía mais conhecida, património mundial da UNESCO e uma das sete maravilhas naturais do mundo, reconhecida mundialmente pelas suas rochas calcárias e um mar verde esmeralda. Lan Ha Bay é uma baía irmã, adjacente à baía de Halong Bay, e igualmente bela. Aliás, a formação geológica é a mesma, pelo que as paisagens e o cenário idílico são em tudo semelhantes. A delimitação existe por motivos administrativos, sendo que estas baías pertencem a províncias diferentes e, por isso, os diferentes cruzeiros estão limitados a explorar a baía para a qual possuem licença.
Podes visitá-las em cruzeiros com ou sem pernoita, de forma económica ou com mais algum luxo e conforto. O estilo de cruzeiro que vais escolher vai depender do teu objetivo na viagem, do teu orçamento e do tempo de que dispões. Neste artigo vamos tentar dar-te uma ajuda, para que tenhas a viagem que procuras.
Onde ficam Halong Bay e Lan Ha Bay?
Localizadas no Golfo de Tonkin, pertencente ao Mar da China Meridional, estão as baías de Halong, Lan Ha e Bai Tu Long. Ora então tu pensavas que só existia Halong Bay (sem dúvida, a baía mais conhecida) e agora, com tanta baía e tanto nome difícil de decorar, já estás confuso e não sabes por onde escolher? Caaalma, nós ajudamos-te a escolher o teu destino de sonho.
O mais comum, principalmente navegando em blog posts na internet, é vermos a área que engloba a principal cidade (Halong) e as três baías a ser simplesmente apelidada de Halong. O mapa seguinte ajuda a entender a localização de cada uma das baías.
Halong bay (cuja tradução é “baía do Dragão Descendente”) está localizada na costa da super turística cidade de Halong, no Norte do Vietname. Com uma área de cerca de 1500 quilómetros quadrados, quase duas mil ilhas e ilhotas calcárias e um mar verde esmeralda, é a maior atração turística do Vietname e atrai anualmente milhões de turistas. Nós tivemos muita sorte e visitámos Halong Bay numa altura em que o turismo estava a um terço do seu habitual. Caso contrário, provavelmente teríamos mudado os nossos planos.
Lan Ha Bay situa-se a sudoeste de Halong Bay e a este da ilha de Cat Ba. A baía estende-se ao longo de 70 quilómetros quadrados (sendo portanto muito mais pequena que Halong Bay) e conta com cerca de 400 ilhas e ilhotas de diferentes formas e tamanhos, de lindíssima beleza. Dizem que é uma baía mais intocada e melhor preservada, protegida do turismo em massa de Halong Bay e que apresenta melhores praias. De facto, em Lan Ha, o mar é de um tom esverdeado magnífico e todo o enquadramento da paisagem é de uma beleza única.
A nossa experiência em Halong Bay e Lan Ha Bay
Dando algum enquadramento, visitámos o Vietname no final de 2022 e início de 2023, numa viagem de 20 dias por este caricato país (aos quais se seguiram 10 dias pelo Cambodja). Destes 20 dias, dedicamos 13 ao Norte do país. Uma região tão diversa, que nos levou da confusão de Hanoi à calma das montanhas de Sapa; da lindíssima ruralidade de Tam Coc à indescritível baía de Lan Ha.
Estivemos 3 noites e 2 dias e meio nesta região de Halong, que organizámos da seguinte forma: chegámos à cidade de Halong ao início da noite, vindos de Hanoi, e ficámos alojados as duas primeiras noites num hostel nessa mesma cidade. No primeiro dia fizemos um cruzeiro diurno por Halong Bay. Do meio-dia do segundo dia até ao meio-dia do terceiro dia fizemos outro cruzeiro, desta vez com dormida em Lan Ha Bay, com a empresa Indochina Sails.
Porque é que fizemos dois cruzeiros? Porque tínhamos decidido que queríamos passar algum tempo na zona de Halong (não gostamos de andar a saltitar rapidamente de um sítio para o outro, principalmente numa viagem tão longa) e porque conseguimos uma parceria de um cruzeiro com pernoita, com a companhia que mencionamos acima. Estudando a rota deste cruzeiro, percebemos que havia outros pontos de interesse que gostaríamos de visitar, como por exemplo a segunda maior gruta do Vietname (Sung Sot Cave), e também para efetivamente visitar as duas baías e avaliar as suas diferenças. Foi por isso que reservámos o outro cruzeiro sem dormida. Se podíamos ter feito um cruzeiro de duas noites, podíamos… Era o que faríamos se tivéssemos budget para tal. Não o tendo, esta foi a nossa opção, da qual não nos arrependemos.
Com base na nossa experiência, dizemos-te de seguida qual a nossa opinião sobre cada tipo de cruzeiro que fizemos e quais as vantagens e desvantagens de visitar Lan Ha Bay versus Halong Bay.
Vantagens e desvantagens de cada baía?
Halong bay
Vantagens:
- maior oferta turística (tanto de alojamento na cidade como de cruzeiros)
- a baía é maior
Desvantagens:
- tendencialmente tem muito mais turistas que Lan Ha Bay, o que pode ter consequências como mais confusão e poluição (tanto das águas como sonora) e vistas obstruídas por causa dos outros barcos e navios turísticos
Lan Ha bay
Vantagens:
- destino menos explorado, tranquilo e igualmente belo
- zonas menos poluídas e mais agradáveis para mergulhos
- melhores praias
Desvantagens:
- baía mais pequena e com menos formações rochosas
O que visitar em Lan Ha Bay e Halong Bay?
Halong Bay e Lan Ha Bay visitam-se obviamente de barco, em cruzeiros, com ou sem opção de dormida.
Começando pelo primeiro cruzeiro que realizámos (sem dormida) em Halong Bay, este passou pelos seguintes pontos de interesse:
- Ilhéus Fighting Cock (dois ilhéus que juntos parecem dois galos a lutar)
- Thumb (ilhéu em forma de polegar)
- Swan (ilhéu em forma de ganso)
- Sung Sot Cave (Surprise Cave)
- Luon Cave
- Ilha Ti Top
Destacamos a Luon Cave, uma gruta que atravessámos de kayak e que deu entrada numa lindíssima e calma baía, com direito a avistar macacos nas margens (havia também a opção de ir num barco de bambu) e a ilha Ti Top, com um incrível miradouro sobre a baía.
É engraçado analisar a criatividade com que as pessoas nomearam alguns ilhéus e a forma como os guias dos cruzeiros usam esses nomes para gerar interesse e interação durante a experiência.
No cruzeiro da Indochina Sails, no primeiro dia, visitamos a Dark and Bright Cave de kayak (havia também a opção de barco típico de madeira, com um local a remar); vimos vários ilhas, ilhéus (neste caso não tivemos conhecimento de nenhum nome engraçado) e praias ao longo da viagem; nadámos na baía, vimos o pôr-do-sol e o nascer do sol no top deck do navio e visitámos a Trung Trang Cave, na ilha de Cat Ba.
Opção de cruzeiro com pernoita em Lan Ha Bay: porque adorámos a experiência?
Sim, foi parceria mas a nossa opinião é sincera e se não tivéssemos adorado a experiência, acredita que não falávamos tantas vezes dela. Fizemos então o cruzeiro de dois dias e uma noite com a Indochina Sails, no navio Indochine Cruise. Apesar do nome, este cruzeiro tem a duração total de 24 horas. Para além da visita aos locais mencionados acima, fomos sempre brindados com fantásticas paisagens durante toda a viagem, especialmente nos momentos em que o sol segue baixo no horizonte.
Fizemos também algumas interessantes atividades a bordo do navio como uma aula de culinária vietnamita e uma aula de Tai Chi ao nascer do sol. O navio tem uma decoração cuidada, enquadrada na história do Vietname e a comida é deliciosa, com destaque para o fantástico brunch, com imensa variedade à escolha. Temos ainda a destacar o quarto, com varanda e vista direta para o mar, uma vista que não vamos esquecer!
Halong Bay vs. Lan Ha Bay: qual recomendamos visitar e em que tipo de cruzeiro?
Quanto ao tipo de cruzeiro, se o orçamento permitir, inclui uma viagem com dormida no navio (o pacote mais económico que há com dormida é o de “dois dias e uma noite”). Definitivamente, recomendamos-te a Indochina Sails. Adorámos a experiência e não temos nada de negativo a apontar. É uma experiência fantástica!
E caso optes por esta decisão, tens ainda que decidir se fazes o cruzeiro em Halong Bay ou em Lan Ha Bay. Nós fizemos em Lan Ha Bay e gostámos muito. Na nossa altura, a Indochina só tinha cruzeiros em Lan Ha Bay, o que facilitou a nossa escolha, no entanto a partir de 2023 já tem cruzeiros com dormida em Halong Bay. A nossa sugestão é, se fores na época alta, opta por Lan Ha Bay. Se não puderes fazer um cruzeiro com dormida, faz um de um dia, vale muito a pena na mesma e apesar de não teres o romanticismo de dormir na baía, vais ver as mesmas paisagens incríveis.
Relativamente a qual baía visitar, terá de ser uma escolha pessoal baseada na comparação de preços, logística, época do ano, interesse em visitar algum local específico, etc. Como referimos anteriormente, em época alta, talvez tivéssemos optado por não visitar Halong Bay.
Os locais que mais gostamos de visitar foram a Luan Cave, a Ti Top Island e a Dark and Bright Cave.
Quando visitar Halong Bay e Lan Ha Bay?
A melhor altura para visitar Halong Bay e Lan Ha Bay é entre outubro e novembro e entre abril e maio. Durante esses meses, o clima é agradável e o céu está geralmente descoberto. De dezembro a março o clima é mais frio, com pouca precipitação. É, no entanto, possível visitar as baías durante estes meses (foi o que nós fizemos). De junho a setembro é a época mais quente e chuvosa do ano. É também a época alta (de maior concentração de turistas) e portanto a evitar.
Como chegar e onde ficar alojado?
Partindo de Hanoi, para nós, a melhor opção para ir para a cidade de Halong foi de mini-bus (os preços são bastante económicos e é uma opção cómoda). De Halong até ao porto de desembarque, o transporte depende de qual porto partir o teu barco. Relativamente ao alojamento, há duas opções principais (caso não pernoites no barco): na cidade de Halong (dizemos-te já, é feia, cheia de enormes construções turísticas que cresceram desenfreadamente) e na ilha de Cat Ba. Nós optamos por ficar na cidade Halong pela facilidade de deslocação até aos portos de onde desembarcavam os cruzeiros.
Honestamente ficámos maravilhados com a beleza de Halong e Lan Ha Bay e muito satisfeitos com o nosso plano para explorar esta baía. Esperamos que tenhas gostado deste artigo e que este te leve a partir à descoberta do Vietname. Se tiveres dúvidas ou comentários, partilha-os na caixa de comentários.
Um dia vemo-nos por aí!
R&P
Gostavas de contribuir para a manutenção e atualização regular do blog Um dia vamos e não sabes como?
Podes subscrever o teu próximo seguro de viagem com a IATI usando o nosso link. Recebes 5% de desconto e nós recebemos uma pequena comissão. Se tiveres dúvidas sobre se deves ou não fazer um seguro de viagem, lê este nosso artigo.