Os dias 20 e 21 de outubro ficarão marcados pelo inédito I Encontro de Travel Bloggers PT!
Penafiel recebeu-nos de braços abertos para um evento que começou a ser cozinhado logo após a criação da comunidade #travelbloggersPT. Esta comunidade surgiu com o objetivo de criar laços entre os bloggers de viagem portugueses e de juntar forças nesta nossa missão de dar a conhecer os maravilhosos locais que existem por esse mundo fora (sempre com especial ênfase nas terras de Portugal).
O evento rapidamente chegou às bocas do mundo, tendo inclusivamente sido divulgado na Momondo.
Acima das expectativas
Colocamos as expectativas bem lá no alto para este encontro e não fomos defraudados. Conhecemos as pessoas por detrás de alguns dos blogs que já seguíamos e eram referências para nós e a partilha foi fantástica; visitamos alguns lugares que nos surpreenderam bastante (não nos cansamos de dizer: existem coisas fantásticas a dois passos de casa que não sonhamos existirem); e fomos acolhidos de coração aberto pelas gentes de Penafiel.
Foi um fim de semana que nos agitou a mente e nos veio dar (ainda) mais força para continuar com este blog, que tanto trabalho nos dá mas que é tão recompensador. Quando o encontro acabou, fomos para casa com a sensação de que estamos no bom caminho, o caminho dos nossos sonhos!
Resumo do 1º dia
O nosso ponto de encontro foi no Penafiel Park Hotel & Spa, onde uma conversa animada entre os bloggers serviu para cortar o gelo. Em seguida fomos visitar a pé o centro da cidade e ficamos encantados com as ruas ladeadas de casas históricas e bem preservadas, onde realmente se sente Penafiel. De autocarro, como num passeio da escola (com o mesmo entusiasmo das crianças), seguimos para o Mosteiro de Paço de Sousa, um dos monumentos que integra a Rota do Românico do Vale do Sousa.
A tarde continuou da melhor forma, com a visita à Quinta da Aveleda, a primeira quinta da empresa familiar que produz os conhecidos vinhos da Aveleda e Casal Garcia. A empresa não vive somente destes produtos e, durante a nossa visita, tivemos direito (como não poderia deixar de ser) a provar as iguarias que lá se produzem: os vinhos, os queijos e, mais tarde, ao anoitecer, as novas sangrias Casal Garcia. No entanto, o ponto alto da visita foi o passeio pelos belíssimos e intermináveis jardins da quinta, que nos tiraram as palavras ao dobrar de cada esquina.
O nosso dia terminou com workshops (cortesia de bloggers avançados em alguns temas) e jantar no Penafiel Park Hotel & Spa. E devemos dizer que o chef do hotel puxou dos galões da originalidade e encontrou uma bela maneira de nos surpreender. Quando nos serviram um prato fundo com apenas três camarões adornados com algumas coisas que não conseguimos descrever, a troca de olhares entre todos foi bem clara: “Só isto?? Vou passar uma rica fome…”.
A incredulidade era tal que poucos avançaram sobre os camarões e seguiram-se uns cinco minutos de piadas e de procura no maps pela cadeia de fast food mais próxima. Até que surgem novamente os empregados, com bules de chá na mão (what?). Os bules não traziam chá, no entanto, e de repente os três tristes camarões dão lugar a uma bela sopa de camarão (e assim se gerem expectativas como deve ser, well done sir!). A restante refeição estava bastante bem confeccionada: comemos salmão como prato principal e de sobremesa uma panóplia de coisas doces que levantaram a discussão na mesa para ver quem descobria o que era o quê.
Resumo do 2º dia
O segundo dia começou com a visita ao premiado Museu Municipal de Penafiel e prosseguiu com a visita à Aldeia Preservada da Quintandona, onde nos perdemos (mentira, fomos sempre muito bem guiados) pelas suas belas ruas. Quintandona é uma aldeia de xisto que foi recentemente recuperada, com o objetivo de melhorar as ruas e edifícios e de criar uma maior harmonia entre as casas que são de xisto e aquelas que não o sendo, passaram a conter vários pormenores, garantindo assim uma coerência e uma experiência que não deixa os visitantes indiferentes.
Nesta aldeia visitamos a Casa Valxisto, uma casa de turismo rural simplesmente incrível; o Wine Bar Casa da Viúva, onde só o cheiro nos deixou de água na boca (e assim com uma vontadezinha de roubar um aperitivo a quem lá estava a almoçar) e almoçamos na Cozinha do Amásio, onde comemos e bebemos muito bem num ambiente tradicional e acolhedor. Por fim, fomos ao centro cultural a Casa do Xiné, onde nos foi explicada a história desta aldeia.
Os nossos agradecimentos
E assim terminou o I Encontro de Travel Bloggers PT, que foi uma enorme surpresa. No meio de tudo de bom que vivenciamos, o maior destaque vai para as pessoas: os bloggers, que adoramos conhecer e com os quais ficamos horas a falar, e as gentes de Penafiel, que tão bem nos acolheram.
Por fim queremos agradecer:
- ao Penafiel Park Hotel & Spa e à Câmara Municipal de Penafiel por tão bem nos terem recebido;
- à Cozinha do Amásio pela maravilhosa refeição;
- aos apoios da IATI Portugal, Wild at Ease, BAVEL, Zomato, Queen Catarina’s Tea, Bag4Days – Aluguer de Malas de Viagem, Foge comigo, Olival Monterosa, Porto Bridge Climb, Impressiv’arts e VidaEdu;
- à Momondo e à NiT pela ajuda à divulgação do nosso encontro a nível nacional;
- aos jornalistas do Jornal de Notícias, da Forum TV e da Rádio Clube Penafiel, que nos acompanharam ao longo do fim de semana e fizeram a cobertura do evento;
- e, claro, aos organizadores deste fantástico encontro: Fiambre Fininho, Gato Vadio, Nunca Paras Quieta, Let’s Run Away e Onde Andam Os Duarte?.
Um dia vemo-nos por aí!
R&P
Vemo-nos por aí!!!😂😂😍😍😍😍
Parabéns pelo artigo!!!
Obrigado 😍😍😍
Esperamos ver-vos por aí num futuro próximo 😉
Como é que não foram ao restaurante Cozinha da terra? Em Paredes. 🙃
Não fomos. Mas obrigado pela dica, ficará para uma próxima 😀