A 9ª etapa do Caminho Português de Santiago não é muito extensa nem apresenta grandes dificuldades. Apesar de cruzarmos a nacional N-550 em alguns pontos, o Caminho faz-se por áreas maioritariamente rurais e florestais, numa etapa que nós consideramos uma das mais belas do Caminho.
Do Porto a Santiago de Compostela pelo Caminho Central Português – a nossa jornada
9ª Etapa do Caminho Português de Santiago:
Caldas de Reis → Pontecesures (18 km)
Começamos o dia atravessando Caldas de Reis, tão bonita e tranquila, e seguimos até ao vale do rio Bermaña, continuando até à povoação de Cruceiro. Cruzamo-nos novamente com a estrada nacional e passamos pela igreja de Santa Maria de Carracedo. Uma igreja muito antiga, cujas paredes fazem um magnífico contraste com as palmeiras que a ladeiam e com os campos envolventes.
De seguida atravessamos o monte Alvor, num dos troços mais idílicos desta jornada! Por entre bosques e com pequenos ribeiros pelo caminho.
Quando alcançamos San Miguel de Valga, começamos a descida até Pontecesures, destino final deste dia, para nós, que reservamos um alojamento situado na zona antiga da vila, mesmo antes da ponte que atravessa o rio Ulla. Em Pontecesures existe também um albergue. No entanto, fica um pouco isolado e sem grandes serviços por perto pelo que te recomendamos, se conseguires, a ficar num albergue em Padrón.
Paisagem do Caminho Estátua no Caminho
Quanto à vila de Pontecesures não temos muito a dizer. Apesar da bonita ponte romana sobre o rio Ulla, que liga a província de Pontevedra à da Corunha, a paisagem é fortemente marcada pela fábrica de leite condensado da Nestlé e, portanto, não é muito agradável.
Tipicamente esta etapa termina em Padrón, 2 km mais à frente no Caminho e para onde fomos no dia seguinte, o décimo e último dia desta jornada. Se estás a gostar da nossa série de artigos, não percas o último!
Sabe mais sobre os restantes dias do Caminho aqui: 1ª etapa, 2ª etapa, 3ª etapa, 4ª etapa, 5ª etapa, 6ª etapa, 7ª etapa e 8ª etapa.
Se precisas de dicas sobre o Caminho de Santiago vê este artigo. Para saberes que Caminhos existem e por onde passam clica aqui.
Se queres saber algo mais sobre o Caminho que não vês respondido nestes artigos, pergunta na caixa de comentários ou passa pelas nossas redes sociais: Instagram, Facebook.
Um dia vemo-nos por aí!
R&P
Gostavas de contribuir para a manutenção e atualização regular do blog Um dia vamos e não sabes como?
Podes subscrever o teu próximo seguro de viagem com a IATI usando o nosso link. Recebes 5% de desconto e nós recebemos uma pequena comissão. Se tiveres dúvidas sobre se deves ou não fazer um seguro de viagem, lê este nosso artigo.