2ª etapa do Caminho Português de Santiago (central)

Após a 1ª etapa nos ter levado até Vilarinho, seguiu-se uma tempestuosa 2ª etapa do Caminho Português de Santiago. Sim, tempestuosa, muito! Explicamos nesta publicação o que nos aconteceu. Vamos a ela:

Do Porto a Santiago de Compostela pelo Caminho Central Português – a nossa jornada

 

2ª Etapa do Caminho Português de Santiago:

Vilarinho → Barcelos (26 km)

 

Vilarinho: a partida

Acordámos como novos e seguimos até à Ponte medieval sobre o rio Ave, um dos locais mais bonitos do Caminho. De facto, o fantástico enquadramento desta ponte, com o rio e os moinhos torna-o o sítio ideal para parar, apreciar a natureza e claro, tirar umas fotografias. 

Foi aqui que conhecemos mais um peregrino. Desta vez um italiano na casa dos setenta anos e que levava a sua mochila num carrinho adaptado à caminhada (uma verdadeira engenhoca e um verdadeiro profissional do Caminho de Santiago!).

 

Rates

Seguimos em direção a Rates, onde existe um grande albergue, e onde se encontra a igreja medieval de São Pedro de Rates. A partir deste ponto o caminho é muito agradável, maioritariamente florestal e rural. No entanto, os últimos quilómetros são feitos pela estrada nacional, onde por vezes não existem passeios e onde o trânsito é intenso. Por isso, tem cuidado!

Da nossa pesquisa, percebemos que era suposto esta etapa não apresentar grandes dificuldades: não tem subidas, o piso é bom para caminhar e a etapa não é muito longa. Contudo, a “depressão Miguel” não foi meiga e fez com que os últimos 7 km da nossa caminhada diária fossem feitos, corajosamente, sob chuva torrencial! 

Só para teres uma ideia, íamos ambos com casaco impermeável vestido e ambas as mochilas tinham impermeável, mas mesmo assim ficamos com praticamente toda a roupa que tínhamos molhada. Fica aqui então mais uma dica: nas tuas viagens, leva sempre  uma bolsa impermeável para o telemóvel e sacos plásticos – foi o que nos safou de não estragar os telemóveis, a credencial do peregrino e o nosso livro de bolso!

 

Barcelinhos

Em Barcelinhos, a menos de 1km de Barcelos, mesmo antes da ponte, paramos para almoçar num local que nos ficou na memória. Fomos tão bem recebidos, apesar de completamente encharcados, e comemos tão bem neste restaurante, que merece o reconhecimento. Curioso? Vais ter que esperar pelo artigo em que descrevemos onde estes dois peregrinos famintos comeram!

 

Barcelos: a chegada

Chegados a Barcelos, e porque não contínhamos no nosso corpo uma única peça de roupa seca fomos logo para o nosso alojamento, o In Barcelos Hostel & Guesthouse, tomar um banho quente e secar tudo. Neste alojamento não tivemos a experiência de contactar com outros peregrinos. No entanto, foi uma excelente escolha e que nos soube pela vida: ficar num sítio confortável depois de toda a chuva e frio que apanhamos de manhã.

Durante a tarde, depois de recompostos, saímos para visitar o centro da cidade de Barcelos e às 19h fomos à Missa da Benção do Peregrino, na Igreja de Santo António, onde fomos novamente extremamente bem recebidos. Depois da benção, ficamos nós, um casal de peregrinos americano, duas peregrinas russas e uma brasileira a falar com quem organiza a Benção, mais uma vez, numa partilha de histórias e dicas do Caminho, que recordamos com muito carinho.

 

Em resumo

“Caramba, vocês gostaram mesmo de Barcelos!” – é o que mais nos dizem quando falamos deste dia. Pois é, Barcelos ficará, na nossa memória, para sempre marcado pela forma calorosa com que nos receberam e pela bonita cidade que é. Um dia vamos voltar!

Gostaste deste artigo e queres ler sobre os restantes desta jornada? Clica aqui para saberes tudo sobre o Dia 1.

Precisas de dicas sobre os Caminhos de Santiago? Clica aqui.

Estás indeciso entre fazer o Caminho Português Central ou da Costa ou ainda o Francês? Damos-te uma ajuda neste artigo.

 

Um dia vemo-nos por aí!

R&P

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.