A 7ª etapa do Caminho Português de Santiago foi, para nós, uma das mais bonitas do Caminho! Não apresenta grandes dificuldades apesar dos dois desníveis que tivemos que superar.
Do Porto a Santiago de Compostela pelo Caminho Central Português – a nossa jornada
7ª Etapa do Caminho Português de Santiago:
Redondela → Pontevedra (23 km)
Redondela: a partida
Saindo de Redondela, entramos numa zona de bosque que sobe até ao Alto da Lomba. Aqui, a subida foi recompensada pela vista que tivemos sobre a ria de Vigo! De seguida, foi sempre a descer, passando por Setefontes e por Arcade.
Atravessamos o rio Verdugo pela histórica e belíssima Ponte Sampaio (ponte que deu o nome à localidade). Foi nesta ponte que em 1809 foi travada uma batalha contra as tropas napoleónicas francesas, decisiva na Guerra da Independência Espanhola e que pôs fim à ocupação francesa. Esta batalha foi tão importante que, segundo consta, a população local ainda dá aos seus cães o nome dos generais franceses.
Depois da Ponte Sampaio, seguimos até ao rio Ulló e continuamos, atravessando a encosta da Canicouba, com uma paisagem maioritariamente agrícola e rural. Em Bértola, entramos na pequena Capela de Santa Marta e fizemos uma pausa para um lanche para nos dar força para os últimos quilómetros.
Caminhamos uns quilómetros em alcatrão até encontramos mais uma bifurcação e mais um “Caminho Complementario” (podes saber mais sobre estes caminhos aqui), por onde seguimos. Este caminho verdadeiramente agradável, levou-nos pelo meio da natureza, junto ao rio Tomeza. Mesmo à entrada da cidade e ainda neste caminho, passamos por baixo do viaduto da linha de comboios e pouco depois chegamos a Pontevedra.
Pontevedra: a chegada
Pelas imagens que já tínhamos visto de Pontevedra, as expectativas para esta cidade eram altas. E foram cumpridas! Fez-nos lembrar a cidade de Guimarães, de que tanto gostamos. Com edifícios de pedra, antigos, mas bem preservados. Muitos canteiros de flores a enfeitar as janelas. Portas de várias cores. Muitas praças e esplanadas. E muita alegria na rua.
Para o alojamento deste dia escolhemos a Morc beds & rooms, um local de home sharing agradável, com uma simpática anfitreã e uns adoráveis cães.
Sabe mais sobre os restantes dias do Caminho aqui: 1ª etapa, 2ª etapa, 3ª etapa, 4ª etapa, 5ª etapa e 6ª etapa.
Tens questões sobre os Caminhos de Santiago? Este artigo pode ajudar-te.
Queres saber mais sobre os Caminhos de Santiago? Vê este artigo.
Um dia vemo-nos por aí!
R&P
Gostavas de contribuir para a manutenção e atualização regular do blog Um dia vamos e não sabes como?
Podes subscrever o teu próximo seguro de viagem com a IATI usando o nosso link. Recebes 5% de desconto e nós recebemos uma pequena comissão. Se tiveres dúvidas sobre se deves ou não fazer um seguro de viagem, lê este nosso artigo.
Top eu já fiz este caminho
Experiência boa
Muito obrigado pelo seu comentário 🙂 Bons Caminhos!