De um lado Rio de Onor, do outro Rihonor de Castilla. Esta aldeia atravessada pela fronteira e pelo rio com o qual partilha o nome, situa-se em pleno Parque Natural do Montesinho e conta-nos uma história única.
Pertenceu à Casa de Bragança e desde há muitos anos que, nesta aldeia raiana, portugueses e espanhóis convivem em perfeita harmonia. Distinguem-se entre eles como “o povo de abaixo” e “o povo de acima”, respetivamente. E partilham um dialeto próprio e quase extinto, o rionorês, que resulta da mistura entre português e castelhano.
Como aldeia comunitária, apesar de várias das tarefas conjuntas se terem vindo a desvanecer com o tempo, ainda se partilham os terrenos agrícolas e o moinho.
Em 2017, Rio de Onor foi uma das aldeias vencedoras das Sete Maravilhas de Portugal, na categoria de aldeias em áreas protegidas. E rapidamente perceberão o porquê.
Rio de Onor pelos nossos olhos
Casas típicas de xisto muito bem preservadas, de dois andares. Com encantadoras varandas de madeira, as mais pitorescas viradas para o rio de Onor. Canteiros de flores espalhados por toda a aldeia, alguns dos quais muito originais: banheiras transformadas em canteiros, construções de abelhas em plástico reciclado, tudo com um toque original e divertido. O Parque Natural do Montesinho como paisagem de fundo. Habitantes simpáticos e que sorriem à passagem dos visitantes, orgulhosos da sua terra. Uma aldeia com tradição milenar ainda hoje preservada. O convívio entre Portugal e Espanha como se de família se tratasse. E uma paz que só quem vive no campo conhece…
Rio de Onor surpreendeu-nos pela sua beleza, simplicidade e tranquilidade. É uma pequena aldeia, “perdida” num parque gigante, longe dos grandes centros urbanos de Portugal mas que vale definitivamente a pena visitar.
O que visitar em Rio de Onor
O nosso conselho para quem vai visitar Rio de Onor é para simplesmente se perder nas suas ruas, caminhar junto à margem do rio e, se for um dia quente de verão, aproveitar uns momentos de descanso na praia fluvial.
Não podem perder:
- As casas de xisto de dois pisos, onde tradicionalmente morava a família no andar superior e ficavam os animais no piso de baixo, a aquecer a casa;
- Todas as decorações que alegram a aldeia e todos os típicos pormenores transmontanos;
- A Ponte Romana, à qual é impossível ficar indiferente;
- A Igreja Matriz de Rio de Onor;
- O forno, a forja e o moinho comunitários.
Rio de Onor fica muito perto de Bragança e podem enriquecer os vossos planos com as dicas para essa zona que temos aqui.
Esperamos que, se por lá passarem, fiquem a gostar desta aldeia tanto quanto nós e que partilhem connosco os vossos comentários.
Ficamos à espera! 🙂
Um dia vemo-nos por aí!
R&P
Rio de Onor, uma aldeia maravilhosa ,bem conservada.Aldeia das 7 Maravilhas (não se enganaram ).Merece. Visitei este ano gostei imenso é linda .Vale a pena visitar.
Uma aldeia maravilhosa linda e tranquila
🍃🌷Aldeia das 7 Maravilhas 🌷🍃
Muito obrigado pelo seu comentário.
Rio de Onor é, de facto, uma aldeia maravilhosa e merecedora do título 😀
Come-se bem no restaurante O Trilho D´` Onor? Obrigado
Olá Carlos,
Não sabemos, não comemos nesse restaurante 🙂
Cumprimentos.
Um dia vamos