Portugal é um país do catano no que a destinos diz respeito. Já o sabíamos, na medida em que muito gostamos de viajar no nosso país. No entanto, ainda temos tanto, tanto para conhecer! Neste sentido, temos de agradecer ao mal-afamado ano de 2020, que nos fez ficar por terras lusas nas nossas férias, nas quais visitámos lugares novos (para nós) e recordámos outros onde já fomos felizes. Com um novo ano à porta, decidimos compilar 12 dos nossos destinos preferidos, em Portugal, para te inspirarmos a ir pelos caminhos deste país à beira-mar plantado.
12 meses, 12 destinos a visitar em Portugal em 2021
Janeiro: Pitões das Júnias
Uma das mais altas aldeias de Portugal, a mais de mil metros de altitude. Rodeada de natureza e perdida no tempo. Uma sugestão para o mês de janeiro devido à probabilidade de se encontrar coberta por um manto de neve. É o destino perfeito para um fim-de-semana tranquilo, em Portugal, longe das multidões.
A visitar:
- Aldeia de Pitões das Júnias
- Trilho e miradouro da Cascata
- Mosteiro de Santa Maria das Júnias
Dicas:
- Vai bastante agasalhado e leva calçado adequado a caminhadas na montanha! Pitões das Júnias é uma aldeia tão bonita quanto ventosa e fria.
Se quiseres saber mais, temos um artigo dedicado em exclusivo a Pitões das Júnias.
Fevereiro: Bragança e Parque Natural do Montesinho
Na capital de distrito mais a Norte de Portugal encontramos fantásticas paisagens naturais, tradições milenares, brigantinos que tão bem nos recebem e pratos tradicionais de comer e chorar por mais.
A visitar:
- Cidadela e centro histórico de Bragança
- Parque Natural do Montesinho
- Rio de Onor
Dicas:
- Caso queiras visitar esta região no verão, coloca também no teu roteiro a praia fluvial do Azibo, em Macedo de Cavaleiros.
Temos também artigos dedicados a Bragança e Rio de Onor nos quais te podes inspirar.
Março: Alto Douro Vinhateiro
E porquê visitar o Alto Douro Vinhateiro em março? Porque, com o início da primavera, toda a região ganha ainda mais encanto!
De facto, conduzir pelas estradas em zigue-zague, com o Douro e os seus socalcos como pano de fundo e com uma boa música na rádio é realmente uma experiência única. Fez-nos pensar, mais uma vez, “Portugal é do catano!”.
A visitar:
- Miradouro de São Salvador do Mundo, em São João da Pesqueira
- Pinhão
- Percorrer a Estrada Nacional 222
- Peso da Régua
Dicas:
- Se quiseres ver amendoeiras em flor, sendo março um ótimo mês para isso, podes estender o teu roteiro e seguir até Freixo de Espada à Cinta.
Podes encontrar mais informações sobre o que visitar no site dos Vagamundos e no site da IATI.
Abril: São Jorge, Açores
Das quatro ilhas açorianas que visitámos, São Jorge foi a mais crua e a que mais nos surpreendeu!
Uma ilha pouco preparada para o turismo (pelo menos, em 2017 foi assim que a encontrámos). Portanto, se estás à procura de resorts e de lugares com todas as comodidades, procura outro destino! No entanto, se procuras trilhos e paisagens puras, esta é a ilha!
A visitar:
- Fajã dos Cubres
- Fajã da Caldeira de Santo Cristo
- Fajã dos Vimes
- Fajã do Ouvidor
- Pico da Esperança
- Urzelina
- Velas
Dicas:
- As condições meteorológicas nos Açores podem ser muito incertas. E, como consequência do mau tempo, muitas vezes os voos e as rotas dos barcos sofrem atrasos ou mesmo cancelamentos. Por este motivo, consideramos importante reservar algum tempo “extra” para visitar a ilha para teres margem de manobra caso sejas sujeito a algum atraso. Se te sobrar tempo, não te preocupes, não vão faltar trilhos incríveis para fazeres!
Entra no nosso artigo sobre São Jorge para te encantares por esta ilha.
Maio: Mata Nacional do Bussaco
Num dia de primavera nada melhor que um passeio pela Mata Nacional do Bussaco. Onde a natureza é rainha e os monumentos históricos pontuam a paisagem de forma ímpar.
A visitar:
- Cascata de Santa Teresa
- Fonte Fria
- Lago Grande
- Bussaco Palace Hotel
- Convento de Santa Cruz
- Portas de Coimbra
- Portas de Sula
- Cruz Alta
Dicas:
- Perto da Mata, podes também visitar o Luso, fazer uma visita gastronómica à Mealhada e conhecer a cidade dos estudantes, Coimbra.
Mais informações no site da Fundação Mata do Bussaco.
Junho: São Miguel, Açores
A ilha que oferece de tudo! Paisagens arrebatadoras, água quente a brotar por todo o lado, trilhos adequados a toda a família e a comida… Ai senhores, a comida! Da melhor que já provamos até hoje. O melhor exemplo que podemos dar é o seguinte: a Raquel não é lá grande fã de carne, principalmente de bife, e adorou o bife regional! Se ficaste com água na boca, espreita este nosso artigo sobre restaurantes obrigatórios em São Miguel.
A visitar:
- Lagoa do Fogo
- Caldeira Velha
- Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões
- Miradouro da Grota do Inferno
- Miradouro Vista do Rei
- Lagoa das Sete Cidades
- Ponta da Ferraria
- Lagoa das Furnas
- Parque Terra Nostra
Dicas:
- Quem já ouviu dizer que os Açores têm as quatro estações do ano num dia? Pois, não podia ser mais verdade. Numa ponta da ilha está um nevoeiro cerrado e na outra um sol esplendoroso. Posto isto, é importante perceberem antes de se deslocarem aos locais que querem visitar como está a meteorologia naquele preciso momento. Como saber isso? Através das várias webcams espalhadas pela ilha. Podes consultá-las no site Spot Azores.
Sendo São Miguel um dos nossos destinos preferidos, não poderíamos não ter um artigo sobre a ilha verde.
Julho: Aveiro
Cidade com graça, personalidade e tranquilidade! Bem perto da cidade de Aveiro, na Costa Nova, ficam algumas das casas mais coloridas e amorosas do país. A visitar em julho para aproveitar os vários quilómetros de praia que esta região oferece e as bonitas paisagens da ria.
A visitar:
- Centro histórico de Aveiro
- Passeio em barco Moliceiro
- Salinas de Aveiro
- Praia da Barra
- Costa Nova
Dicas:
- Façam as delícias da família e levem ovos moles de Aveiro para casa!
Mais informações no site do Turismo do Centro.
Agosto: Oeste de Portugal
Para fugir ao calor de Agosto mas mesmo assim aproveitar uns dias de praia, nada melhor que a região do Oeste, ventosa e com uma mística neblina muito frequente. Do canhão da Nazaré à praia de São Martinho do Porto (eleita como uma das melhores para ir em família), não faltam pontos de interesse neste roteiro.
A visitar:
- Nazaré
- São Martinho e Salir do Porto
- Caldas da Rainha
- Foz do Arelho
- Óbidos
Dicas:
- Visitámos esta região de Portugal em agosto de 2019, em plena pandemia. Os locais onde sentimos maior concentração de pessoas foram a Nazaré e Óbidos. Portanto, se quiserem locais mais tranquilos, talvez seja boa opção visitarem estes durante a semana ou optarem pelos restantes, bem mais sossegados.
Curioso? Podes conhecer em pormenor o nosso roteiro pelo Oeste de Portugal.
Setembro: Costa Alentejana e Vicentina
O destino ideal para uma roadtrip por Portugal. Porquê Setembro? Para fugir às multidões que acorrem a esta Costa em julho e agosto e mesmo assim apanhar bom tempo que permita dar uns mergulhos no Atlântico.
Gostamos mesmo muito da Costa Alentejana e Vicentina e a prova disso é que já fizemos duas roadtrips por lá: uma em 2017, a acampar e outra em 2020, de autocaravana. E esperamos não nos ficar por aqui!
A visitar:
- Praia de São Torpes
- Praia da Samoqueira
- Porto Covo
- Praia da Ilha do Pessegueiro
- Vila Nova de Milfontes
- Praia da Zambujeira do Mar
- Praia de Odeceixe
- Praia da Amoreira
- Praia da Bordeira
- Cabo de São Vicente
- Praia da Ingrina
Dicas:
- Esta Costa é bastante ventosa, por isso não te esqueças de casaco e paravento!
Mais informações no nosso blog: As 10 melhores praias da Costa Vicentina e Alentejana e Roteiro pela Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano.
Outubro: Elvas
Também um destino repetente na nossa lista. Curiosamente, também visitámos Elvas em 2017 e em 2020. É sinal de que gostámos!
É uma pequena cidade muito convidativa e na qual ficamos um pouco na dúvida se estamos em Portugal ou em Espanha tendo em conta a quantidade de espanhóis que vemos nas ruas. É também por isto que gostamos dela, por ser uma cidade raiana!
A visitar:
- Centro histórico de Elvas (com destaque para o Castelo e a bonita rua das Beatas)
- Forte da Graça
- Forte de Santa Luzia
- Aqueduto da Amoreira
Dicas:
- Tal como no restante Alentejo, no verão, as temperaturas em Elvas são bastante elevadas. Esta nossa recomendação é a visita a esta bela cidade no ameno outono.
Para mais informações, lê o nosso artigo dedicado a Elvas.
Novembro: Ponte de Lima
Já conhecíamos Ponte de Lima há vários anos. Mas foi mesmo em 2019, durante uma etapa do Caminho Português de Santiago, quando entrámos na vila pela lindíssima Avenida dos Plátanos, que ficamos rendidos a Ponte de Lima. E é devido a esta mesma avenida que sugerimos visitar Ponte de Lima em novembro. As cores do outono dão-lhe um toque ainda mais especial!
A visitar:
- Centro histórico de Ponte de Lima
- Avenida dos Plátanos
- Parque do Arnado
- Igreja de Santo António da Torre Velha
- Trilhos de Ponte de Lima/Caminho Português de Santiago
Dicas:
- Se forem fãs (temos por aqui um fã e uma nada fã) de arroz de sarrabulho, esta é a terra onde o devem provar.
Mais informações no site Visite Ponte de Lima.
Dezembro: Penafiel
Terminamos as nossas sugestões de 12 destinos a visitar em Portugal, em 2021, com mais uma sugestão a Norte. É verdade, abusamos nas sugestões a Norte (guilty as charged)… Mas é por bons motivos… É que o Norte tem muito para descobrir e o que deixamos aqui é só uma amostra! Caso tenham outras sugestões para nos dar, deixem na caixa de comentários, no final do artigo.
Tentamos também trazer alguns destinos menos turísticos, como este, Penafiel. Mas por ser menos turístico não significa que não tenha lugares incríveis para visitar. Em Penafiel destacamos a Quinta da Aveleda e a Aldeia de Quintandona, que nos deixaram de queixo caído!
A visitar:
- Centro histórico de Penafiel e Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos (Sameiro)
- Museu Paços de Sousa
- Quinta da Aveleda
- Aldeia de Quintandona
Dicas:
- A Quinta da Aveleda oferece diferentes atividades, que podes consultar no seu site.
- Na visita a Quintandona, passa pelo Winebar Casa da Viúva. A casa é muito gira e a comida muito boa.
Temos também um artigo sobre a nossa passagem por Penafiel.
Visita Portugal em 2021!
Esperamos que tenhas gostado destas nossas 12 sugestões de destinos a visitar em Portugal, para o ano de 2021. Se optares por alguma, conta-nos a tua experiência na caixa de comentários ou nas nossas redes sociais.
Independentemente de visitares ou não algum destes destinos, a principal mensagem desta publicação é que temos imensos destinos espetaculares dentro de portas. Podemos queixar-nos de muitas coisas, mas do facto de termos um país pouco rico a nível turístico, não!
Um dia vemo-nos por aí!
R&P
Gostavas de contribuir para a manutenção e atualização regular do blog Um dia vamos e não sabes como?
Podes subscrever o teu próximo seguro de viagem com a IATI usando o nosso link. Recebes 5% de desconto e nós recebemos uma pequena comissão. Se tiveres dúvidas sobre se deves ou não fazer um seguro de viagem, lê este nosso artigo.
Adorei as propostas. Este ano espero conhecer com a minha família a zona Oeste em Agosto, iremos visitar Aveiro e Porto novamente. Como amante de Portugal, não consigo imaginar um ano sem ver um pôr-do-sol numa praia algarvia.
Muito obrigado pelo seu comentário, ficamos contentes que tenha gostado. Vai adorar a região do Oeste!
Ai que saudades de um belo pôr-do-sol no Algarve 🙂
“Portugal é um país do catano no que a destinos diz respeito” . Concordo e gostei das vossas propostas. Vamos começar a viajar .
Cumprimentos
Que bom, muito obrigado. Boas viagens 😀