A gastronomia checa é deliciosamente abundante em gorduras e hidratos de carbono. E esta conjugação do bom e do mau fez com que a nossa opção pelo típico fosse apenas pontual.
Visitamos duas cidades da Républica Checa depois de uma semana na Polónia (comida igualmente calórica e gordurosa) e, para o bem dos nossos estômagos, não fomos capazes de provar todos as iguarias. No entanto, partilhamos de seguida a listagem do que não devem perder numa visita às terras checas (das quais só provamos as que são acompanhadas por fotografia).
Preparem-se para dez nomes impossíveis de pronunciar!
1. Bramboračka
Sopa de batatas. Vem muitas vezes servida dentro de um pão (chléb).
2. Smažený sýr
Queijo panado frito (oh god we’re in heaven!). Geralmente servido com batatas cozidas e molho tártaro. Claro que nós optamos pela versão gorda e comemos em pão de hambúrguer numa barraquinha de rua e soube-nos pela vida.
3. Grilované klobásy
Linguiça grelhada, servida com pão, tiras de cebola, ketchup e mostarda.
4. Guláš
Goulash é um prato tipicamente húngaro mas que está presente, em diversas versões, em vários países da Europa Central. Na República Checa, consiste em carne de vaca ou de porco ensopada num molho bem temperado. Vem acompanhada de knedlík, um pão sem casca cozido a vapor e sem grande sabor mas que com o molho fica bastante saboroso. Comemos no restaurante U Parlamentu e aprovamos.
5. Vepro-Knedlo-Zelo
Considerado o prato nacional da República Checa, consiste basicamente em carne de porco, knedlík e repolho.
6. Tatarák
Um bife tártaro que consiste em carne crua moída, misturada com gemas de ovo, cebola, mostarda, sal, pimenta e paprika. Normalmente vem acompanhado com fatias de pão fritas e alho.
7. Svíčková na smetaně
Carne vermelha assada com um molho à base de vegetais, servido com geleia de cranberries, natas batidas e knedlík.
8. Trdelník
Este doce é tradicional da República Checa, da Eslováquia e da Roménia. Em Praga existe uma barraquinha em cada esquina a vendê-los. São rolinhos de massa assados e cobertos de açúcar e canela. Podem ser servidos simples ou com recheio. Nós comemos com recheio de Nutella (obviamente!).
9. Kofola
É a concorrente da Coca-Cola e da Pepsi na República Checa e na Eslováquia. Tornou-se muito popular nos anos 60 e 70 na comunista Checoslováquia, onde os refrigerantes à base de cola ocidentais não estavam disponíveis. Tem na sua composição extratos herbais e de frutas.
10. Pivo – cerveja!
Os checos têm o maior consumo per capita do mundo! E, de facto, em muitos restaurantes do país a cerveja é mais barata que a água. Existem várias de boa qualidade. Nós sugerimos que experimentem a Pilsner Urquell e as cervejas artesanais dos restaurantes onde forem.
Um dia vemo-nos por aí!
R&P