Em Julho de 2018 fizemos uma fantástica viagem de 22 dias, que nos levou de Marselha a Florença, passando por alguns dos lugares mais incríveis que já visitamos. Reservamos 12 dias para o sul de França (região da Provence-Alpes-Côte d’Azur) e 10 dias para Itália (regiões da Ligúria e Toscana).
Este artigo (PARTE 1) é o primeiro da série Itália e será dedicado aos primeiros 3 dias na Ligúria. Lê os artigos dos 12 dias em França aqui!
A LIGÚRIA E A TOSCANA PELOS NOSSOS OLHOS
A Ligúria é uma região situada no noroeste italiano, cuja capital é Génova. As suas paisagens únicas, com as montanhas a encontrar o mar e com aldeias piscatórias de mil cores, encantam todos os viajantes que por lá passam, mas foi também pela sua forte história que nos apaixonamos. Um de nós apaixonou-se também pelo pesto genovês, tão típico desta região.
A Toscana é uma região da Itália central, cuja capital é Florença. Terra quente, com paisagens de contrastes, entre o verde dos campos e os tons do pôr-do-sol, terra de bom vinho e de vilas encantadoras. Apesar de termos adorado percorrer as ruas vibrantes de Florença, a cidade não nos arrebatou (as expectativas eram muito altas e não encontramos o cenário apaixonante que nos pintaram). Contudo ficamos encantados com todas as outras cidades e vilas por onde passamos e temos pena de não termos lá ficado mais tempo.
PARTE 1
Dia 1 – Génova
A primeira cidade que visitamos após cruzar a fronteira foi Génova, a cidade onde alegadamente terá nascido o navegador e explorador Cristóvão Colombo. No centro histórico, e particularmente na Via Garibaldi, existem vários edifícios que são património Mundial da UNESCO. As esculturas gigantes, as pinturas nos tetos e as fachadas dos edifícios não deixam enganar: Génova foi outrora uma cidade de enorme riqueza, consequência do seu posicionamento estratégico no mediterrâneo.
Saindo do centro histórico e caminhando em direção ao porto, a cidade deixou-nos um pouco “desconfortáveis”. Ruas demasiado estreitas, prédios demasiado altos e situações demasiado duvidosas deixaram-nos com uma má impressão de Génova. Mas atenção, leiam o resto do texto porque no dia 2 a nossa opinião sobre esta cidade mudou radicalmente!
Dia 2 – Génova + Rapallo + Camogli
O dia foi de boas surpresas e a primeira foi logo em Génova. Somos amantes de walking tours, na medida em que adoramos descobrir a cidade pela perspectiva de um local e normalmente estas experiências são sempre muito autênticas. No entanto, a de hoje superou todas as nossas expectativas: 4 horas que nunca foram seca e em que nunca se caiu num monólogo. Foi sim uma partilha de dúvidas e de experiências entre meia dúzia de pessoas, sendo que uma delas conhecia muito bem a cidade que percorríamos.
E houve uma coisa que o “guia” nos disse e que nos fez imenso sentido no final da viagem: é muito fácil passar por Génova sem que se veja coisa alguma. É uma cidade que não se dá logo a conhecer; que nos obriga a mergulhar nela para que ela, finalmente, se vá revelando. E vale bem a pena! A nossa má impressão inicial passou a entusiasmo! Ficamos a conhecer Génova e descobrimos histórias incríveis sobre esta cidade. Iremos revelar tudo no artigo dedicado inteiramente a esta cidade.
A segunda boa surpresa foi a nossa passagem por duas vilas da Riviera Italiana: Rapallo e Camogli. Duas vilas que oferecem paisagens lindíssimas, que não estão a abarrotar de turistas e que emanam tranquilidade. Podemos mesmo afirmar que Camogli foi um dos sítios mais mágicos em que assistimos ao pôr-do-sol e que para nós ganhou o prémio de melhor vila de Itália! Melhor mesmo que Cinque Terre, por vários motivos…
Dia 3 – Portofino + Manarola
A viagem a Portofino foi muito agradável: fomos de barco para contemplar a vista, que é deslumbrante, a vila não estava sobrelotada e, apesar da temperatura elevada, andava-se bem. Portofino percorre-se rapidamente, mas é impossível resistir a ficar um bom pedaço de tempo a contemplar a fantástica paisagem e o glamour desta vila.
Manarola correspondeu às nossas expectativas: uma aldeia lindíssima, ainda que carregadinha de turistas. O cenário é realmente apaixonante e recomendamos vivamente que vejam o pôr-do-sol nesta aldeia e que aproveitem a noite.
Em baixo encontras um mapa com os pontos que visitamos em França. Os corações indicam os nossos locais favoritos!
Na próxima publicação falaremos de Cinque Terre, Lucca e Pisa, portanto não a percam!
Um dia vemo-nos por aí!
R&P
Que bela viagem! Gostei muito do artigo, viemos de há uma semana de uma viagem de 4 dias a Roma, foi a nossa primeira viagem a Itália e ficámos rendidos! Este artigo deixou-nos curiosos para conhecer mais cidades! 🙂
Olá Adriana, obrigado pelo comentário <3
Ainda não fomos a Roma (temos altas expectativas!), mas já tivemos a oportunidade de passear por alguns sítios completamente incríveis em Itália - sendo que ficamos particularmente rendidos a vilas e cidades mais pequenas, como Camogli, Lucca, Siena...
Vale muito a pena explorar o país. Para além de Roma, temos ainda vários locais em Itália que queremos muito visitar 🙂
Itália é um dos nossos países favoritos, é difícil apontar uma cidade que não tenha algo para nos mostrar, é incrível! Obrigada pela partilha e ansiamos pelos novos artigos 😀
Olá Ioana 🙂 obrigado pelo comentário 🙂
Concordamos completamente com o que disseste <3 vamos tentar em breve completar esta série de 3 artigos de Itália 😉
Um beijinho
A Ligúria é sem dúvida uma das zonas mais bonitas do norte de Itália. Belo roteiro, esse – parabéns pelo relato.
Grande abraço e boas viagens.
Olá Filipe 🙂
Muito obrigado pelo comentário, vindo de ti, um blogger e viajante com tantos anos de experiência, significa muito para nós!!
Um abraço e boas viagens para ti também.
Foi bom viajar convosco nesta viagem. Deixaram-nos curiosos com Génova, nesse misto de energias que lá sentiram. Continuem o bom trabalho e obrigado pela partilha!
Olá 🙂
Ainda bem que gostaram, é muito bom receber esse feedback, obrigado!
Ahhh Génova acabou por nos fascinar, é uma cidade com tanta diversidade e tão rica que nos obriga a entranharmo-nos nela para a conhecer e compreender 😉
Um abraço 🙂
Olá! Vamos fazer esse roteiro também, do Sul da França para Itália. Será que vc poderia me dar dicas de qual o melhor jeito de ir de Marselha para Genova? Obrigada!
Olá Angela, a resposta depende do dinheiro que quer gastar. O primeiro ponto a ter em atenção é que é uma viagem relativamente longa (mais de seis horas), e se calhar vale a pena pagar mais por um serviço mais cómodo.
E se não se importar de pagar mais, o nosso conselho é ir de comboio (train – nós costumamos ver neste site).
Se preço mais baixo for a opção, recomendamos autocarro (bus – o operador mais barato é a Flixbus). Tenha só em mente que os comboios costumam ser bem mais cumpridores dos horários que os bus, por isso se tiver de estar em algum sítio no destino a uma hora concreta, dê uma boa margem de tempo se escolher bus.
Boa viagem! Ficamos à espera de fotografias 😉
Uau! Que mega viagem! Adoro! Já fui a Génova e até gostei, mas não tive a oportunidade de explorar mais essa zona. Estava num cruzeiro. Fica para uma próxima. O teu roteiro ser-me-á muito útil. 🤗
É uma viagem altamente recomendável! 🙂 Quando lá voltares e se tiveres alguma dúvida, não hesites em disparar perguntas.
Ficamos com ainda mais vontade de voltar a Itália depois de ler este relato! Tivemos pena de não explorar mais na nossa visita por lá, a Itália sabe sempre a pouco!
É sempre bom deixar algum motivo para voltar a estes lugares incríveis! Nós apesar de também já termos visitado muitas regiões de Itália, ainda temos muito por descobrir <3
É tão curioso o que descreveram de Génova! É que nós só lá estivemos umas horas e infelizmente ficámos apenas com a primeira impressão que vocês ficaram! Obrigada por nos fazerem ver que temos que voltar e dar outra hipótese 🙂
Claro que o gostar ou não de uma cidade varia de pessoa para pessoa. Acreditamos que muita gente detesta Génova por mais chances que lhe dê. Mas no nosso caso, ficamos mesmo fascinados com esta cidade 😉
Obrigada pelas dicas! Em março tenho prevista uma viagem por lá, este artigo vai-me dar jeito 😉
Ainda bem 🙂 Vais adorar!
Parabéns pelo artigo, está muito bom! Também concluo que terei de voltar a Génova pois a nossa impressão quando lá chegamos foi que devíamos procurar de imediato a saída da cidade eheh Na próxima lembrarei de ficar mais tempo 🙂
Que lugares fantásticos, italia é talvez o pais que mais vezes visitamos e é daqueles lugares que nunca cansa, sempre algo novo para visitar, e Portofino… acho que terei mesmo de lá ir!
Vale mesmo a pena Portofino, é um local extraordinário 😉
Muito bom o artigo. Fiquei com “água na boca” 🙂
Muito obrigado 😉
Qual a cidade que você dormiu para conhecer Portofino?
Olá 😉 dormimos em Rapallo num bed&breakfast familiar muito simpático (Portofino maison B&B) . Em Rapallo os preços de alojamento são bem mais acessíveis que em Portofino 😉